sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Governo dos Açores promove formação para intervenção em Centros de Acolhimento Temporário e Lares de Infância e Juventude

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância da formação para garantir uma resposta adequada ao nível da intervenção em Centros de Acolhimento Temporário e Lares de Infância e Juventude.

“Não se pode exigir uma resposta especializada e adaptada aos novos saberes e às novas estratégias sem contribuir para a formação e capacitação da primeira linha de intervenientes nesta enorme luta pela promoção de ambientes humanos, acolhedores e, eles próprios, promotores da reintegração familiar e na comunidade”, afirmou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional falava na abertura do Encontro de Formação e Partilha de Boas Práticas na área da Intervenção em Centros de Acolhimento Temporário e Lares de Infância e Juventude, promovido pelo Executivo, através do Instituto de Segurança Social dos Açores.

Andreia Cardoso salientou que, “considerando a relevância do trabalho desenvolvido pelos corpos dirigentes e equipas técnicas dos Centros de Acolhimento Temporário e Lares de Infância e Juventude dos Açores, foi delineado um plano formativo cujo principal objetivo é contribuir para a qualificação contínua dos profissionais que intervêm nesta área”.

A operacionalização do plano tem vindo a ser desenvolvida pelas equipas de apoio técnico às valências de acolhimento da Região e resultou num conjunto de ações de formação em curso desde o início deste ano.

O encontro que hoje decorre em Ponta Delgada visa possibilitar um espaço de partilha de boas práticas, de experiências e de questões que possam ser comuns aos vários intervenientes.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: