terça-feira, 15 de setembro de 2015

Açorianos avaliam positivamente Serviço Regional de Saúde, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que, de acordo com o Inquérito Regional de Saúde dos Açores 2014, a maioria dos Açorianos está satisfeita com o Serviço Regional de Saúde.

Luís Cabral, que falava na Assembleia Legislativa, salientou que este inquérito, efetuado pela Direção Regional de Saúde aos Açorianos, apurou que cerca de 70 por cento dos utentes inscritos no Serviço Regional de Saúde avaliam o sistema como 'bom' ou 'muito bom', o que vem “assegurar a boa perceção que os Açorianos têm do seu serviço de saúde”.

O Secretário Regional assegurou, no entanto, que este inquérito servirá também para averiguar a razão para os restantes 30 por cento de utentes não estarem satisfeitos com o serviço e, com isso, “melhorar o que for necessário”.

Luís Cabral, que intervinha numa sessão de perguntas orais ao Executivo sobre o Sistema Regional de Saúde, afirmou que existe "uma expetativa muito grande por parte do Governo dos Açores em atribuir um médico de família a cada Açoriano até ao final de 2016”, salientando as medidas criadas para colmatar a falta de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar para todos os Açorianos, como as consultas complementares.

“Estas consultas da atendimento complementar foram uma estratégia que permitiu resolver grande parte das dificuldades de acesso a consultas por parte dos utentes, especialmente de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, mas que também já foi aplicada no concelho da Ribeira Grande”, frisou Luís Cabral.

O responsável pela pasta da Saúde adiantou ainda que se prevê com a criação dos Núcleos de Saúde Familiar “aumentar num ano, a partir de novembro, mais 65 mil consultas na Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel”.

Essas consultas adicionais, acrescentou, distribuídas pelos Núcleos de Saúde Familiar que ainda não têm médico atribuído, “são a forma encontrada para que, até ao final de 2016, todos os Açorianos tenham um médico de família atribuído”.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: