quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Açores alcançaram em 2014 os valores mais elevados de qualidade da água fornecida aos consumidores

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje, na Horta, a qualidade da água disponibilizada na casa dos consumidores açorianos, patente no relatório relativo a 2014, ano em que os resultados dos parâmetros analisados atingiram "valores próximos dos máximos” nos Açores.

“Passamos, desde o início desta legislatura, de valores na ordem dos 97.27 para 98.67 em 2014”, frisou Luís Neto Viveiros, salientando o trabalho que tem sido desenvolvido pelos municípios da Região e pelo Governo dos Açores, através da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), e em parceria.

Luís Neto Viveiros falava na apresentação pública dos resultados do relatório, que está disponível para consulta no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-ersara/conteudos/publicacoes/2015/Setembro/Relatorio_anual_qualidade_agua_2014.htm?lang=pt&area=ct.

O titular da pasta do Ambiente acrescentou que, ao nível do cumprimento da frequência de amostragem que atesta a segurança do controlo, os valores são de 99,73%.

O Secretário Regional destacou igualmente o conjunto de incentivos que o Governo dos Açores criou para apoiar as entidades gestoras, “designadamente na área do controlo”, numa referência à melhoria dos sistemas de tratamento e desinfeção da água que permitiram dotar os municípios açorianos de equipamentos que assegurem um correto tratamento da água até ao utilizador final.

Nesse sentido, foi aprovado este ano um Programa de Apoio à Gestão Patrimonial de Infraestruturas para as entidades gestoras dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais que estejam sujeitas à regulação da ERSARA.

O valor dos apoios financeiros a atribuir pela ERSARA abrangem até 80% do custo suportado com a aquisição de equipamento informático (softw

Anexos:



GaCS

Sem comentários: