segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cláudia Cardoso enaltece excelência da Escola Secundária da Lagoa


A Secretária Regional da Educação e Formação enalteceu hoje o trabalho desenvolvido pela Escola Secundária da Lagoa, que levou a Microsoft Corporation a distinguir este estabelecimento de ensino como “Escola Mentora” no seu programa mundial de Escolas Inovadoras.


A escolha da ES Lagoa torna-se ainda mais importante e significativa, dado que é a primeira vez que uma escola portuguesa é escolhida para fazer parte de um grupo muito restrito e que actualmente é composto apenas por 33 escolas em todo o mundo.

A ES da Lagoa passa assim a ser uma escola modelo a nível mundial, feito alcançado através das suas boas práticas na aplicação e utilização diária e inovadora, das novas tecnologias.

O Programa “Escolas Inovadoras” da Microsoft Corporation foi lançado em 2009 com o objectivo de apoiar escolas espalhadas por todo o mundo, em que se promova a inovação e a integração tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem.

Na cerimónia de distinção da ES da Lagoa, a Secretária Regional da Educação e Formação salientou que esta escola “foi capaz de perceber que educar é utilizar todas as ferramentas à nossa disposição para conseguir a auto-superação”.

Cláudia Cardoso, que antes da cerimónia visitou várias salas, afirmou ainda que “aquilo que tivemos oportunidade de ver nas salas de aula mostra que não há nada de ultraperiférico na Escola da Lagoa, que não há nada de secundário ou minoritário”, lembrando aos alunos presentes que “hoje, este estatuto de Escola Mentora não resulta da inacção nem resulta de uma inspiração divina: este estatuto foi conquistado pela Escola e a Escola são vocês”.

Salientando que os alunos da Escola Secundária da Lagoa “ têm esta oportunidade de usufruir de uma escola com estas características muito especiais, que lhes dão diariamente a possibilidade de aceder ao meio virtual, às tecnologias digitais”, Cláudia Cardoso fez questão de saudar também os docentes, pelo “ trabalho de excelência que é feito por estes professores”.

Por outro lado, a governante salientou que “a parceria que o Governo dos Açores tem com a Microsoft é uma das mais relevantes para nós, porque permite um conceito que é muito caro ao Governo que é a aliança e o retirar de todos os benefícios que essa aliança pode ter, entre a educação, entre a escola e entre as tecnologias”.

Nesta cerimónia foi aliás assinado o acordo Partners in Learning (“Parceiros na Educação”), entre a Microsoft e a Secretaria Regional da Educação e Formação, prolongando assim esta parceria por mais 24 meses.

Tal como se lê no documento, este acordo visa estruturar um trabalho de colaboração que combina conhecimento, experiência e recursos para assegurar uma transformação da educação de sucesso e sustentável, proporcionando “a estrutura para um plano conjunto de implementação alargado que apoie as ambições para a excelência educacional”.



GaCS

Sem comentários: