segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conferência de Fernando Alexandre nas “Conversas de Outono” da BPARAH


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo continua a promover o ciclo de conferências intitulado “Conversas de Outono”. No âmbito desta iniciativa, a próxima comunicação será proferida pelo Professor Doutor Fernando Alexandre, director da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e realizar-se-á no dia 21 de Outubro, pelas 18h00, na Sala de Reservados do Palácio Bettencourt.


Fernando Almeida Alexandre é doutorado em Economia e especialista em Macroeconomia e Política Económica. Iniciou estudos superiores em Coimbra, onde obteve a licenciatura e o mestrado; posteriormente, em Inglaterra, em 2003, obteve o doutoramento em Economia, no Birkbeck College of London, escola da Universidade de Londres.

Director de curso, Vice-director e depois Director do Departamento de Economia da Universidade do Minho, Fernando Alexandre é actualmente Presidente do Conselho Pedagógico e Director da Escola de Economia daquela prestigiada universidade nortenha e seu professor associado.

O Professor Fernando Alexandre tem vindo a publicar predominantemente em inglês e amiúde fora de Portugal. É autor ou co-autor de mais de duas dezenas de títulos, entre os quais «Employment and exchange rates: the role of openness and technology» (Open Economies Review); «Bubbles in exchange rates and monetary policy» (Scottish Journal of Political Economy); «Soft landing in a Markov-switching economy» (Economics Letters); «Aggregate and sector-specific exchange rate indexes for the Portuguese economy» (Notas Económicas); «Volatility in asset prices and long-run wealth effect estimates» (Economic Modelling); «Investment and non-fundamental movements in asset prices: is there a role for monetary policy?» (Economic Issues); «Monetary policy, asset prices and uncertainty» (Economics Letters); «Inflation Targeting, Exchange Rate Volatility and International Policy Co-ordination» (The Manchester School); A Crise Financeira Internacional (2009, Imprensa da Universidade de Coimbra / Lex Editora, Brasil); entre outros.

Dedicou igualmente atenção à questão do Processo de Bolonha, de que resultaram os estudos «Perceptions of the Bologna process: what do students' choices reveal?» (Higher Education), «Admission conditions and graduates’ employability» (Studies in Higher Education) e «Demand for Higher Education Programs: The Impact of the Bologna Process», (CESifo Economic Studies).



GaCS

Sem comentários: