As inaugurações, presididas pelo Presidente do Governo, Carlos César, do Pavilhão Desportivo e do edifício da educação pré-escolar e 1º ciclo da Escola Básica e Secundária de São Roque, do Laboratório Regional de Enologia e do Armazém de Carga do Aeroporto do Pico são pontos em destaque na visita estatutária que o Executivo regional realiza à ilha montanha entre os dias 3 e 5 de Outubro.
O primeiro acto oficial da visita é precisamente a inauguração do Armazém de Carga no Aeroporto do Pico às 10H00 de segunda-feira. O novo edifício vai dotar a ilha das melhores condições de apoio para as operações de transporte e armazenamento de carga aérea.
Outro momento significativo acontece na tarde de segunda-feira com a inauguração do Laboratório Regional de Enologia, situado nas Cafuinhas, no concelho da Madalena. Trata-se de uma estrutura ao serviço da vitivinicultura açoriana e pretende-se que desenvolva um trabalho ímpar em prol dos vinhos dos Açores.
No decurso desta visita ao Pico, Carlos César presidirá à apresentação do projecto de ampliação do Museu dos Baleeiros, nas Lajes. As obras incluirão um auditório com 80 lugares, com condições acústicas excepcionais, contíguo ao museu existente, e pretendem contribuir para uma autêntica revolução no acesso à cultura na ilha.
O Presidente do Governo visitará ainda, na terça-feira, a obra do Centro de Processamento e Valorização Orgânica de Resíduos da Ilha do Pico, já em curso, cujo orçamento ultrapassa os 4 milhões de euros. O Centro terá como unidades básicas um Ecocentro, um Centro de Valorização Orgânica por Compostagem, uma Estação de Transferência e um Centro de Triagem, para além das infra-estruturas de apoio. Trata-se de uma obra fundamental para a gestão dos resíduos e para a qualidade ambiental na ilha do Pico.
As inaugurações na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico acontecem no feriado nacional de 5 de Outubro. O Pavilhão Desportivo foi comparticipado a 100% pelo Governo Regional e vai dotar aquela escola das melhores estruturas de apoio e espaços complementares às actividades de Educação Física, bem como uma galeria para espectadores.
O novo edifício para o pré-escolar e 1º ciclo foi comparticipado a 15% pelo Governo Regional e inclui 10 salas de aula com capacidade para 240 alunos, sala polivalente e espaços de apoio.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário