quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Desafios para o Turismo dos Açores exigem trabalho permanente



O Turismo nos Açores continua a necessitar de “muito trabalho, empenho e dedicação” já que “o seu sucesso não é alcançado apenas com o lançamento de um site ou de uma campanha promocional, mas sim com trabalho contínuo”, alertou hoje, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro.

O governante açoriano, que falava durante a apresentação pública do novo site do Turismo dos Açores (
http://www.visitazores.com/), considerou que este “é mais um passo na estratégia que o Governo tem vindo a implementar, mas que não substitui todo o trabalho que há a fazer” e que deve envolver “os agentes do sector, uma vez que se ao Governo compete este trabalho de promoção, também existem áreas, como é o caso das vendas e negociações, que devem ser deixadas aos privados já que estes o fazem melhor”.

Para o Secretário Regional da Economia, os recentes indicadores do turismo, “não devem conduzir a um optimismo irresponsável” já que “o desafio do aumento da notoriedade dos Açores como destino turístico continua a ser necessário e a exigir um trabalho permanente”.

Assim, para Vasco Cordeiro, os números mais recentes correspondem a “alguns sinais positivos, mas é necessário ter a percepção que estamos a desenvolver um trabalho que ainda não está concluído pelo que devemos, nesta fase, retirar ensinamentos para o que está a funcionar bem e para o que deve ser feito no futuro”.

Por exemplo, disse, “crescemos no mercado nacional, assim como temos alcançado resultados muito interessantes nos mercados alemão, italiano e espanhol, sendo necessário continuar a explorar as potencialidades existentes para uma maior captação de turistas, o que é feito com este tipo de instrumentos já que o mesmo permite não só cativar mais pessoas, mas também por se dirigir ao público alvo que nos interessa: um turismo activo, de actividades com a Natureza e que recorre aos serviços das empresas dos Açores”.

O novo site do Turismo dos Açores foi desenvolvido pela empresa LBI – Media Lab, uma das principais empresas mundiais na construção de sítios da Internet no sector do turismo.

Este investimento, integra uma candidatura de cerca de um milhão de euros destinados à promoção da Região, onde constam, não só a construção do site, no valor de 185 mil euros, mas igualmente a respectiva promoção, produção de conteúdos e respectiva manutenção - ao longo dos próximos 3 anos, envolvendo a participação, além da empresa responsável, de diversas entidades regionais, nomeadamente no que diz respeito à tradução e produção.



GaCS/NM

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