Texto integral da intervenção do Presidente do Governo, Carlos César, proferida hoje, na Praia da Vitória, na cerimónia de inauguração do Atlântida Mar Hotel:
“Uma curta intervenção, começando por agradecer o convite que me foi dirigido para presidir a este acto inaugural.
Esta nova unidade de alojamento turístico é, seguramente, um marco importante na qualificação da oferta hoteleira na ilha Terceira e, em particular, no concelho da Praia da Vitória.
Conhecidos os constrangimentos da actual conjuntura económica e financeira, nos mercados externos como entre nós, a aposta em sectores como o turismo é importante para a nossa economia e posiciona os seus promotores na linha da frente de aproveitamento dos primeiros sinais de retoma económica nos espaços tradicional ou potencialmente geradores de fluxos turísticos para os Açores.
O turismo é, na óptica do governo da região, um sector que reforçará a sustentabilidade do nosso desenvolvimento empresarial e da estrutura de emprego nas nossas ilhas, devendo continuar a merecer a confiança dos empresários.
O empreendimento que estamos a inaugurar, especialmente vocacionado para o turismo em família, é, também, um bom exemplo de como o Governo dos Açores e os nossos empresários podem trabalhar em conjunto, aproveitando os incentivos financeiros públicos que foram criados, ao longo dos últimos anos, para estimular e apoiar investimento. É importante que, do lado empreendedor privado em geral, no sector turístico como em outros, seja reforçada a atenção por uma oferta que se paute pela inovação e pela diferenciação, como neste caso do “Atlântida Mar” Hotel, que integra e valoriza na sua filosofia de negócio aspectos fundamentais e distintivos da riqueza natural e cultural da ilha Terceira, muito relevantes no combate à sazonalidade do nosso destino.
A estratégia que procuramos seguir – de privilegiar, na nossa projecção turística, o valor das nossas ilhas em componentes atractivas como a oferta paisagística e de fruição da natureza, associado à marca ambiental e ao clima temperado dos Açores – procura corresponder à crescente busca por destinos, produtos e serviços turísticos diversificados e de qualidade, integrados em locais que também oferecem segurança e tranquilidade. Somos, de certeza, um dos melhores destinos europeus neste conceito e, por isso, importa reforçar nos mercados a nossa notoriedade e as nossas vantagens.
Este último objectivo está agora muito presente nas políticas públicas, e os custos dos transportes de acesso são igualmente um aspecto que concita a nossa preocupação e atenção no contexto actual, que é, infelizmente, marcado e dificultado pela alta exponencial de preço dos combustíveis. Mesmo assim, melhorámos a nossa competitividade e, por isso, auguramos uma melhoria face ano turístico passado.
Estamos, pois, a reforçar um conjunto de iniciativas públicas de promoção mediática do “Destino Açores” e de parcerias e apoios a operadores e empresas privadas que promovem e comercializam o nosso destino. Para esses fins, disponibilizamos, para investimento em 2011, mais de vinte milhões de euros, o que dá bem nota do nosso empenhamento e do grau de prioridade que atribuímos ao bom desempenho do turismo e do respectivo tecido empresarial na nossa economia.
Temos também insistido na necessidade de qualificação dos serviços ligados à animação turística, onde temos um grande espaço de progressão e de trabalho a fazer, pois dessa mudança para melhor resulta um importante factor de acréscimo da nossa competitividade e da permanência dos visitantes no arquipélago.
Um bom indicador é a realização, já este ano, de um conjunto de iniciativas na área da promoção de eventos proposto pela iniciativa privada e apoiado pelo Governo dos Açores, destinado a aumentar a visibilidade e o dinamismo da ilha Terceira em segmentos de mercado específicos, como é o caso do golfe e dos desportos do mar, ou do turismo de congressos, como o Azores Islands Bodyboarding Festival, o 21º Circuito Golfe & Comunicação - Provas Azores Islands Golf, ou o Congresso da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que ocorrerão na chamada época baixa.
Estamos, assim, conscientes das dificuldades, mas decididos a contribuir para a sua superação. Estamos ao lado dos que pugnam, com arrojo mas com rigor, por mais e por melhor na procura das oportunidades. Estamos, com os meios ao nosso dispor, simultaneamente, a compensar as quebras nos planos social e económico e a relançar projectos de vida e novas iniciativas empreendedoras. Acreditamos que, face às expectativas de crescimento das principais economias europeias e não obstante as perturbações internacionais conhecidas, poderemos beneficiar em áreas como a da retoma de fluxos turísticos em que somos parte. Fazem, assim, sentido os votos de êxito que quero deixar, nesta ocasião, aos promotores e gestores desta estrutura hoteleira, bem como a todos os funcionários que agora iniciam a sua actividade.
A Praia da Vitória, que tanto tem progredido nestes últimos anos, fica, com mais esta infra-estrutura, muito valorizada. Parabéns, então, a todos. Obrigado.”
GaCS/CT
Sem comentários:
Enviar um comentário