quarta-feira, 1 de junho de 2011

Angra acolhe reunião do Bureau Político da CRPM






A cidade de Angra do Heroísmo acolhe, no próximo dia 3 de Junho, uma reunião do Bureau Político da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa ( CRPM ), evento que decorre na Região Autónoma dos Açores a convite do Presidente do Governo, Carlos César.



O Bureau Político é o órgão de coordenação política superior da CRPM, que reúne os seus principais dirigentes e uma região por cada cada Estado, sendo responsável pelas directrizes fundamentais que orientam as actividades deste organismo de cooperação de regiões marítimas e periféricas, em particular, face aos centros de decisão política europeus.
Em debate estarão temas como o futuro da política de coesão, a rede transeuropeia de transportes, a política marítima integrada e a dimensão territorial da solidariedade europeia, contando com oradores convidados como Dirk Ahner, Director-Geral de Política Regional da Comissão Europeia, Jerôme VIgnon, Director do Observatório Nacional Francês da Pobreza e Exclusão Social e Philip Mc Cann, professor na Universidade de Groningen-Holanda. Mário Soares, antigo Presidente da República Portuguesa fará, por sua vez, uma intervenção previamente gravada em vídeo, dirigida aos participantes no Bureau.
A Conferência das Regiões Periféricas Marítimas, que agrega mais de 160 Regiões, de 28 Estados europeus, tem por objectivos a promoção da coesão e da competitividade dos seus membros, reforçando a dimensão periférica e marítima da Europa na promoção do desenvolvimento sustentável.
Recorde-se que, no âmbito da CRPM, o Presidente do Governo, Carlos César, assume desde 2010 a Presidência da Comissão das Ilhas, cargo para o qual foi recentemente reeleito por unanimidade, em Saaremaa, na Estónia, na 31ª Assebleia-geral anual desta comissão geográfica da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa.


GaCS/SsRAECE

Sem comentários: