quarta-feira, 15 de junho de 2011

Directora Regional das Comunidades visita Comunidades nos Estados Unidos da América



A Directora Regional das Comunidades, Maria da Graça Castanho, está a efectuar uma viagem de trabalho aos Estados Unidos da América, Brasil e Uruguai com vista a contactar de perto com as instituições e comunidades de emigrantes ali radicadas.


Na sua deslocação à América do Norte, a Directora Regional das Comunidades reuniu-se com o Centro de Investigação em Direitos Humanos do Boston College, com o MAPS -Massachusetts Alliance for Portuguese Speakers, com a UMass Boston e o Portuguese World Language Institute, organismos parceiros na organização do Simpósio Internacional dos Direitos Humanos e Qualidade de Vida das Comunidades Falantes do Português dos Estados Unidos e Canadá.
Um evento, que vai contar com a presença do Nobel da Medicina, Craig Mello, que terá lugar a nove e 10 de Novembro e onde se pretende debater as problemáticas em torno da deportação, da saúde e da educação.
Na ocasião, Maria da Graça Castanho lembrou a importância das comunidades açorianas dos Estados Unidos da América e Canadá se unirem aos restantes grupos étnicos de língua portuguesa, nas questões e problemas comuns, ganhando força e visibilidade.
Segundo disse, só com base numa estratégia concertada, conjunta é que as comunidades açorianas poderão levar os seus problemas a um nível nunca dantes experimentado, colocando na primeira página dos jornais as suas preocupações e exigindo dos políticos que estas comunidades elegem o cumprimento de promessas eleitorais feitas.
Actualmente, considerou Maria da Graça Castanho, as grandes preocupações prendem-se com a questão da deportação, em garantir o ensino do Português às gerações mais novas, com a educação em geral das comunidades, e ainda, com a saúde e o acesso a ferramentas e mecanismos que garantam uma maior e melhor integração nos países de acolhimento.
Nesta visita, a Directora Regional das Comunidades reuniu-se com a Direcção da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, com o Xerife do Condado de Bristol, e ainda, com organizações e paróquias da área de Fall River, New Bedford e Providence.
Entidades, segundo realçou, que em parceria com este departamento governamental, estão a preparar a organização de eventos de cariz social e cultural, nomeadamente a comemoração dos 500 anos de Dighton Rock e a realização da festa de “Thanksgiving” (Dia de Acção de Graças), nos Açores.
No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Directora Regional das Comunidades, encontrou-se, em Washington, com o Embaixador de Portugal, a quem deu a conhecer o projecto LEGAL (Legalization Effort of the Government of the Azores and Logistics).
Um programa, que o Governo Regional, em parceria com a Rede Internacional de Organizações de Serviço Social, está a promover nos Estados Unidos da América e Canadá, com vista à naturalização do maior número de açorianos radicados naqueles países, evitando, assim, a deportação de naturais dos Açores, sublinhou Maria da Graça Castanho.
Uma oportunidade, onde a Directora Regional das Comunidades reafirmou, que o objectivo desta deslocação passa pelo estreitar de laços com a Diáspora, destacando o papel das gerações mais novas e dos idosos pois, na sua opinião, são os grupos mais vulneráveis e a precisar de um cuidado e atenção diferenciados.


GaCS/LM

Sem comentários: