quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projecto “O Peixe É Fish” lançado hoje no Faial



O Director Regional dos Assuntos dos Mar defendeu hoje, na Horta, a necessidade de criarmos as condições para que o pescado açoriano possa obter localmente uma maior valorização.

A ideia foi avançada por Frederico Cardigos à entrada para o workshop que esta tarde marcou o início do projecto “O Peixe É Fixe”, uma iniciativa da Câmara Municipal da Horta em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria da Horta.

“Nós sabemos que o pescado açoriano, que é de excelente qualidade, é extraordinariamente valorizado nos mercados internacionais e temos que criar as condições para que ele atinja também o mesmo valor no mercado regional”, insistiu aquele responsável.

Para tal, adiantou o Director Regional dos Assuntos do Mar, esta iniciativa “é absolutamente fulcral”, já que a presença, entre nós, de dois cozinheiros da Galiza certificados com Estrelas Michelin poderá traduzir-se numa “mais-valia extraordinária para a ilha do Faial, mas depois com dispersão por todo o arquipélago dos Açores”.

Segundo Frederico Cardigos, esta iniciativa é também motivo de louvor porque cumpre os objectivos que são estratégicos para os Açores, nomeadamente com a tentativa de “obtenção de graus de excelência”, neste caso ao nível da cozinha e do manuseamento do pescado, e da “obtenção de visibilidade internacional”.

O projecto “O Peixe É Fixe” tem como objectivo sensibilizar os empresários da restauração a incluir nas suas ementas pratos típicos de peixe, valorizando os produtos do mar.

Compõe-se, numa primeira fase, no desenvolvimento das técnicas preparatórias para o uso do peixe, tema do workshop que decorreu esta quarta-feira no restaurante “Barão Palace”, na Horta.

A segunda fase do projecto acontecerá nos meses de Julho, Agosto e Setembro, quando os empresários aderentes desenvolverem e recriarem os seus pratos típicos, seguindo-se uma terceira e última fase, destinada à avaliação e atribuição da menção de Prato Recomendado pelos dois Chefs Estrelas Michelin que participam nesta iniciativa.



GaCS/FG

Sem comentários: