
O Secretário Regional da Presidência considerou ser “muito importante” para os Açores a reunião que hoje decorre em Angra do Heroísmo do Bureau Político da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM).
Falando aos jornalistas à margem da reunião, a cuja abertura presidiu, em representação do Presidente do Governo Carlos César, André Bradford lembrou que esta sessão de trabalho ocorre numa altura em que a União Europeia prepara o seu orçamento, “no quadro de perspectivas financeiras que conhecemos”.
Num contexto em que a política regional da União “passa a contar com mais interessados em beneficiar dos apoios comunitários, nós, enquanto região marítima ultraperiférica temos uma concorrência maior”, sublinhou, acrescentando que, por isso, a Região tem que fazer valer os seus argumentos.
O governante considera ainda importante nesta reunião perceber “em que ponto está o processo orçamental europeu e quais as tendências que se vêm a desenhar e que serão depois objecto de debate político entre os Estados membros.
André Bradford considerou também ser muito importante a presença nesta cimeira nos Açores do Director-geral da Política Regional da Comissão Europeia por possibilitar um contacto directo com a realidade da Região.
“Uma coisa é seguir por dever as várias dimensões territoriais que dão forma e riqueza à União Europeia, outra é conhecer in loco e poder contactar com a realidade e com os responsáveis políticos dessas regiões”, sublinhou.
GaCS/FA







Sem comentários:
Enviar um comentário