terça-feira, 10 de julho de 2012

Rede Prestige promove novas oportunidades de desenvolvimento nos Açores, diz José Contente


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos recebeu o açoriano John Melo, presidente mundial da Amyris, empresa multinacional de biotecnologia com sede na Califórnia, a quem formalizou o convite para integrar a Rede Prestige Azores.

John Melo, natural do Pico, mostrou-se honrado com o convite, o qual aceitou de imediato. O Projeto Rede Prestige Azores visa criar uma rede de conselheiros a quem são colocadas questões especializadas de âmbito geral ou específico e interliga açorianos espalhados pelo mundo, cujo trabalho tenha relevância em áreas científicas e ou tecnológicas.

Recorde-se que a Rede Prestige Azores, apresentada formalmente a 26 de Setembro de 2011, é uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, e conta atualmente com 17 conselheiros.

“Qual o papel geoestratégico dos Açores?” foi a última questão à qual os conselheiros responderam, fornecendo assim um leque de respostas diversificadas, qualificadas e fundamentadas, segundo as respetivas áreas de atuação e formação de cada conselheiro.

Durante o encontro, foi ainda abordada a possibilidade de alunos universitários açorianos poderem estagiar na empresa Amyris. O modelo de negócio da Amyris é formar parcerias com empresas do segmento de álcool e açúcar, montando fábricas que produzem insumos químicos e biocombustíveis ao lado de usinas já existentes que hoje são dedicadas ao álcool e açúcar.

John Melo, com mais de 20 anos de experiencia como líder empresarial e especialista na indústria global de combustíveis - antes de entrar para a Amyris assumiu o cargo de gerente sénior da BP (ex British Petroeum) e foi presidente das operações norte-americanas de combustíveis – é atualmente membro nomeado para a secção dos EUA do Fórum de Renmatix e para a secção dos EUA do Fórum de CEOs Brasil-EUA, é também Vice-Presidente de Administração da Bay Area da Associação de Biociências (BayBio).


GaCS

Sem comentários: