sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Carlos César considera que Conselho Mundial das Casas dos Açores simboliza a força dos açorianos da Diáspora


O Presidente do Governo dos Açores disse que a Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores – que hoje tem início em Ponta Delgada – é “uma verdadeira representação dos Açores totais.”

Carlos César, que, na companhia de sua mulher, Luísa, recebeu em Sant´Ana os presidentes das Casas, acrescentou mesmo que era como “um parlamento dos Açores espalhados pelo mundo” e que, por isso, se revestia de grande importância.

“Para nós é muito bom que, ao longo destes quinze/dezasseis anos em que este organismo funcionou, se tenha fortalecido em número e em coesão”, afirmou, salientando que a reunião deste ano simbolizava “a força que os açorianos imprimiram nas diferentes comunidades.”

Para o Presidente do Governo Regional essa força tem sido evidenciada através de sucessivas descendências e da marca da história açoriana nesses lugares, a qual “é renovada por pessoas que não só não esquecem essa memória açoriana, como a fazem rejuvenescer de geração em geração.”

Classificando esse trabalho de muito importante, Carlos César realçou o papel aglutinador das Casas dos Açores nas comunidades onde se inserem e a não menos importante representação da região que acabam por protagonizar.

“Por isso, o nosso apoio e, por isso, a necessidade de, no futuro, estas Casas dos Açores continuarem a ser fortemente apoiadas pelo Governo Regional”, concluiu.

O Conselho Mundial das Casas dos Açores integra as treze Casas existentes, sendo três no continente (Norte, Lisboa e Algarve), quatro no Brasil (Rio de Janeiro, S. Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), três no Canadá (Quebeque, Ontário e Winnipeg), duas nos Estados Unidos (Nova Inglaterra e Hilmar) e uma no Uruguai (S. Carlos).


Anexos:
2012.08.31-PGRrecebeuPresidentesCasasAçores.mp3


GaCS

Sem comentários: