quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PSD-Açores deve pedir desculpa aos açorianos, diz Sérgio Ávila


“O grupo parlamentar do PSD-Açores deu hoje uma conferência de imprensa para dizer absolutamente nada”, considera o Vice-presidente do Governo dos Açores.

“Perante a evidência de que o relatório da Inspeção Geral de Finanças (IGF) confirma na íntegra os valores apresentados pela Região, sem qualquer desvio ou derrapagem das contas públicas regionais, perante a conclusão que a situação financeira e orçamental dos Açores não comporta riscos futuros que impliquem apoios significativos da República, o PSD-Açores só tinha uma saída: pedir desculpa aos açorianos por ter levantado falsas suspeitas, por ter-se enganado profundamente nas suas contas, por ter tentado denegrir os Açores e por ter tentado prejudicar os açorianos”, acrescenta Sérgio Ávila.

O relatório da IGF confirma o valor da dívida pública apresentado pelo Governo Regional que, mesmo contabilizando a participação da Região em todas as empresas, “é metade do valor anunciado pelo PSD-Açores e desmente, assim, de forma inequívoca e categórica o PSD”, sublinha o governante.

“Um partido que pretende ser alternativa, não se pode enganar em 1.600 milhões de euros” mas, segundo Sérgio Ávila, “muito mais importante do que se enganar desta forma, é o PSD, de uma forma desesperada, tentar prejudicar os Açores e os açorianos lançando suspeitas que, afinal, se vieram a revelar infundadas ao anunciar valores que foram totalmente desmentidos pela IGF”.

O Vice-presidente do Governo entende que “o PSD-Açores foi derrotado quando o memorando de entendimento com a República não incluiu nenhuma medida penalizadora para os açorianos. Voltou a sê-lo quando o Ministério das Finanças divulgou os dados de execução orçamental de julho onde os Açores foram a única região do país a cumprir sem desvios ou derrapagens o seu orçamento. E volta a ser derrotado com o relatório da IGF que confirma na íntegra os valores apresentados pela Região e desmente os do PSD”.

“Para este PSD vale tudo”, afirma o Vice-presidente do executivo, “desde que seja para tentar atacar o Governo dos Açores”. Mas Sérgio Ávila lembra que deve haver limites “no desespero levou a esta vã tentativa de prejudicar todos os açorianos”, porque, frisa, “a verdade vem sempre ao de cima”.


Anexos:
2012.08.30-VPG-Esclarecimento.mp3


GaCS

Sem comentários: