terça-feira, 28 de agosto de 2012

Novo centro de apoio aos idosos no Porto Judeu com visão de futuro


O Vice-presidente do Governo Regional presidiu ao fim da tarde desta segunda-feira, em representação do Presidente do Governo, à cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro de Dia e de Convívio, Cozinha e Lavandaria Industriais da Casa do Povo de Porto Judeu, na ilha Terceira.

Trata-se de um edifício de apoio aos idosos, orçado em 2,1 milhões de euros, que vai albergar um Centro de Dia com capacidade para 20 utentes, um Centro de Noite com seis lugares, e ainda espaços para a reinstalação dos serviços de lavandaria e cozinha industriais, que darão resposta a 80 pessoas em apoio domiciliário, bem como um Centro de Convívio com capacidade para 60 utentes.

Falando na ocasião, Sérgio Ávila salientou o modelo escolhido para esta infraestrutura, considerando que “tem visão de futuro sobre o apoio à Terceira Idade”, pela qualidade das instalações e pelos espaços projetados, que permitem apoiar as diversas necessidades dos idosos e proporcionar atividades em várias áreas, “que vão melhorar, em muito, a qualidade de vida dos seus frequentadores”.

O Centro de Dia, ao contrário dos Centros de Convívio, estará aberto permanentemente e não apenas alguns dias por semana, apoiando assim os idosos mais dependentes, cujos familiares têm que se ausentar de casa para trabalhar, aspecto que o governante sublinhou, tal como o facto de o Centro de Noite permitir que os utentes que vivam sós tenham um espaço de pernoita, evitando que vão “definitivamente para um lar de idosos”.

Sérgio Ávila lembrou, por outro lado, que este é mais um dos muitos investimentos que o Governo dos Açores vêm realizando na freguesia, atribuindo mérito à sua população e instituições pelo dinamismo sempre demonstrado na apresentação de projetos que “beneficiam amplamente” os moradores do Porto Judeu e de freguesias vizinhas.

Esses investimentos distribuem-se por diversas áreas, desde o apoio aos idosos e à juventude, passando pelas estruturas agrícolas, de pesca, culturais, desportivas e do poder local.

O Vice-presidente sublinhou, ainda, que estes investimentos de apoio às pessoas e instituições, que são feitos por toda a Região, podem coexistir com o tempo de restrições que o País atravessa, mercê de um planeamento adequado e de uma gestão rigorosa das contas públicas.

A propósito, Sérgio Ávila referiu a coincidência de se estar a arrancar com um novo empreendimento no dia em que, dados do Ministério das Finanças revelam que, apesar das fortes restrições impostas pelo Governo da República para cumprir o acordo com a “troika”, há um desvio orçamental, nos sete primeiros meses deste ano, a nível nacional, de 3,3 mil milhões de euros, de 115 milhões na Madeira, enquanto que nos Açores se regista um saldo positivo, no mesmo período, de 52,3 milhões de euros.


Anexos:
2012.08.28-VPGR-CentroSocialPortoJudeu.mp3


GaCS

Sem comentários: