terça-feira, 21 de agosto de 2012

Colocações de docentes em afetação por prioridade aumentam


O número de vagas e de docentes colocados no concurso interno de afetação por prioridade aumentaram em 2012 relativamente aos últimos anos.

De um total de 640 vagas e 244 colocados em 2011 passou-se para 859 vagas e 316 colocados em 2012, com um aumento significativo de vagas e colocações em praticamente todas as modalidades de ensino.

Trata-se da maior taxa de colocações de docentes por afetação desde 2006/2007 e do maior número de docentes colocados desde 2005/2006 nesta fase do concurso.

Sem prejuízo destes números, refira-se que apenas foram ocupadas 37% das vagas disponíveis, sobrando portanto 63% de vagas para contratação de pessoal docente, cuja lista se prevê seja publicada a 28 de agosto, conforme informação já disponibilizada pela Direção Regional da Educação e Formação.

Deste modo, o Governo dos Açores visa criar condições que permitam garantir a universalização de uma educação de qualidade, promover o sucesso educativo de todos os alunos  e assegurar defesa da escola pública, instrumento central na construção de uma sociedade livre, justa, solidária e democrática.

Trata-se, portanto, de uma medida através da qual o Governo dos Açores manifesta uma aposta inequívoca na Educação na Região Autónoma, ao contrário da posição economicista seguida pelo Governo da República, suportado quer pelo PSD, quer pelo CDS, que em época de campanha eleitoral regional procuram demarcar-se das medidas desastrosas e centralistas assumidas, que certamente seriam aplicadas aos Açores nos termos e nas condições impostas pelo Ministério de Educação e Ciência, caso porventura aqueles partidos ganhassem as eleições e viessem a formar governo.


GaCS

Sem comentários: