sábado, 18 de agosto de 2012

Presidente do Governo diz que meios humanos e materiais dos serviços públicos estão em alerta máximo face à aproximação do “Gordon”


O Presidente do Governo dos Açores revelou esta tarde que, face à aproximação do arquipélago da tempestade tropical “Gordon”, estão em alerta moderado todos os serviços públicos operacionais no Grupo Central e em alerta máximo os do Grupo Oriental.

Falando aos jornalistas, no final de um Conselho de Governo que reuniu os responsáveis por áreas mais diretamente relacionadas com a prevenção ou com a resolução de problemas provocados por este tipo de ocorrências, Carlos César começou por dizer que nomeara, por despacho, um coordenador especial para a ilha de Santa Maria dos serviços da administração regional.

O referido coordenador, o Engº Paulo Meneses, Diretor Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, segue ainda hoje para aquela ilha, que pode ser atingida pela tempestade se se mantiverem as previsões meteorológicas mais recentes.

“Em S. Miguel nós temos também todo o dispositivo ativado, com 320 bombeiros em prontidão a partir da altura em que se prevê o agravamento do estado do tempo, bem como 374 trabalhadores de vários serviços das áreas do Ambiente, da Agricultura, dos Equipamentos e das Pescas”, disse o Presidente do Governo Regional.

Como também revelou, conjugado com esse dispositivo humano, está equacionada uma movimentação de cerca de sessenta equipamentos mecânicos móveis que estão localizados em áreas tradicionalmente mais frágeis e de maior perigosidade.

“Temos também, na ilha de Santa Maria, um dispositivo montado com quarenta bombeiros e mais de sessenta funcionários que vão estar em estado de prontidão para acompanhamento dos acontecimentos”, afirmou.

O Presidente do Governo fez notar que há ainda “um recurso habitual nestas circunstâncias – que já está devidamente planeado e considerado – a empresas privadas, designadamente da construção civil, que costumam também assessorar este tipo de intervenções.”

Outro dispositivo que se encontra igualmente montado, quer em São Miguel quer em Santa Maria, é o constituído por cerca de sessenta técnicos da Ação Social, psicólogos, assistentes sociais e técnicos da área da habitação, que acompanharão qualquer evento ou situações desagradáveis que venham a ocorrer.

Os portos, comerciais e de pescas, também já estão a ser alvo de atenção especial, tendo Carlos César revelado que devem estar já quase concluídas as operações de varagem de embarcações de pescas em vários portos, de reforço das amarrações de outras embarcações de maior porte ou de navios acostados, designadamente em Ponta Delgada, onde o rebocador “São Miguel” estará pronto a auxiliar em qualquer situação de emergência.

Como é imperioso, foram tomadas medidas tendentes à proteção nas marinas e interditada a circulação de pessoas e de veículos, nomeadamente no porto de Vila do Porto.

Carlos César disse ainda aos jornalistas que teve a oportunidade de conversar, ao longo do dia, com os presidentes das câmaras municipais das duas ilhas, “dando-lhes conta do dispositivo que o Governo regional adotou e alertando-os também para a necessidade de as câmaras municipais estarem muito envolvidas e muito atentas e também para a utilidade de uma boa coordenação e colaboração de esforços em presença daquilo que se mostrar necessário.”


Anexos:
2012.08.18-PGRsobreAlertaTempestade.mp3


GaCS

Sem comentários: