sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Guia do Parque Natural de Santa Maria apresentado na próxima segunda-feira


O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, apresenta o Guia do Parque Natural de Santa Maria, no dia 27 de agosto, pelas 20h30, no auditório do Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo.

O Parque Natural de Santa Maria engloba 13 áreas ambientais, tanto marinhas como terrestres, como sejam a reserva natural dos ilhéus das Formigas, a reserva natural do ilhéu da Vila, o monumento natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha, áreas protegidas para a gestão de habitats ou espécies da Costa Sudoeste, Ponta do Castelo, Baía do Cura, Pico Alto, paisagem protegida do Barreiro da Faneca, Baía de S. Lourenço e Baía da Maia, áreas protegidas de gestão de recursos da Baía de São Lourenço, Costa Norte e Costa Sul.

O Guia do Parque Natural de Santa Maria é uma edição de bolso que conduz o visitante pela ilha, ao longo das áreas ambientais, destacando as suas singularidades, prestando informação sobre a flora, fauna, geologia e outras particularidades de pertinência. Propõe meios de visitação, nomeadamente através do Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, indica os trilhos pedestres que atravessam as áreas do parque, apresenta as áreas pertinentes para observação de aves, prestando ainda informação sobre outros locais de visitação, festividades, tradições, um pouco de história e informações de utilidade pública.

Verificando-se que os Açores são cada vez mais procurados pela sua qualidade ambiental, as áreas dos Parques Naturais Açorianos assumem-se como apetecíveis produtos turísticos, razão pela qual a sua promoção se demonstra imprescindível.

Este guia é uma preciosa ferramenta de trabalho para empresas que se dedicam ao turismo, mas também um modo de apresentar os valores ambientais de Santa Maria aos próprios marienses.



GaCS

Sem comentários: