sábado, 25 de agosto de 2012

Governo cumpre a sua obrigação ao apoiar e investir em novas infraestruturas de apoio à comunidade


O Vice-presidente do Governo afirmou esta tarde, na inauguração do Centro de Dia e ATL da Casa do Povo de Santa Bárbara, que “quando se inauguram estes investimentos, ninguém tem que agradecer ao Governo ou às instituições públicas: nós fazemos a nossa obrigação”.

Para Sérgio Ávila, “se este investimento está feito em Santa Bárbara, é porque Santa Bárbara o merece, não foi um privilégio concedido pelo Governo”.

O investimento agora inaugurado, disse o governante, que presidiu à cerimónia de inauguração em representação do Presidente do Governo, “foi feito porque os barbarenses o mereceram, através da sua dinâmica, através da sua juventude, dos seus idosos, das suas instituições, da sua filarmónica, da sua Junta de Freguesia e de todas as suas instituições. O que está aqui feito é mérito exclusivo dos barbarenses".

Salientando que a função de uma administração é a de servir as pessoas, servir a comunidade, Sérgio Ávila deixou a garantia de que “tudo aquilo que for o apoio à infância, apoio à juventude, aos idosos, ou apoio ao desenvolvimento local das comunidades, para nós foi, é e será uma prioridade”, mesmo quando se “veem na televisão, as notícias que nos chegam de todo o país e de toda a Europa, de cortes no investimento público, de cortes da despesa pública, de deixar de fazer, aqui nos Açores temos condições e teremos condições para continuar a fazer”.

E porque é preciso “continuar a fazer e querer fazer mais e melhor”, o Vice-presidente anunciou que foi já publicado em Diário da República, o concurso público para a construção do Pavilhão da Freguesia de Santa Bárbara.

Este é, assim, “mais um compromisso que temos assumido e que iremos cumprir e agora é, como se costuma dizer, pôr mãos à obra porque esta será adjudicada, na sequência deste concurso que já foi publicado, esperando o executivo “começar muito brevemente o pavilhão e concluí-lo para que, não só o SC Barbarense e toda a sua atividade desportiva, mas toda a comunidade da freguesia e das freguesias envolventes, possam ter aqui um espaço de grande qualidade e um pavilhão com todas as condições, não só para a prática desportiva local, mas para a dinamização de atividades competitivas ao nível de ilha e ao nível regional, porque o pavilhão terá todas as condições nesse sentido”, disse.

Já no próximo mês de Setembro, terão início as obras referentes à requalificação da antiga Casa do Povo, num investimento superior a 550 mil euros, "para que todo este espaço seja novo e moderno e para que também as antigas instalações da Casa do Povo possam ser novas instalações e não só os serviços que ali estão instalados, como a RIAC, como os serviços da Segurança Social, como todos os serviços que ficam no antigo edifício, possam ter nova qualidade e nova dinâmica".

Só nestes dois investimentos que o Governo vai realizar, vão ser investidos, em Santa Bárbara, cerca de 1,3 milhões euros.
Sérgio Ávila adiantou que “se associarmos isto ao investimento aqui efetuado, superior a 1,1 milhões de euros, podemos dizer que num curto espaço de tempo fizemos uma forte aposta nesta comunidade, aliás, como continuamos a fazer, com a requalificação da estrada regional que está neste momento a ser feita e que permitirá requalificar o centro e o largo da freguesia”.

Este mês, disse o governante, “já tivemos oportunidade de inaugurar a ampliação do lar de idosos na Praia, inaugurar o novo lar de idosos em Santa Bárbara, inaugurar este Centro Intergeracional de Santa Bárbara, de lançarmos os concursos das obras que referi, segunda-feira estaremos no Porto Judeu a lançarmos também a primeira pedra duma importante obra dum Centro para apoio aos Idosos da freguesia do Porto Judeu”, continuando assim o Governo, a investir em infraestruturas de apoio às comunidades locais.



GaCS

Sem comentários: