sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Carlos César: “Se as finanças do país estivessem como a dos Açores, não teria sido necessária metade do programa de austeridade"


O Presidente do Governo dos Açores afirmou que há razões para “estarmos satisfeitos com a nossa rede social de apoio”, apontando, entre outros, os apoios aos idosos, aos portadores de deficiência, às famílias com desempregados ou desestruturadas, ás vítimas de violência e na habitação social.

“Não há nada disso, nem parecido, no nosso país”, sublinhou Carlos César, acrescentando que tudo isso tem sido conseguido graças à boa gestão das finanças públicas regionais.

Precisando que “face à dívida pública cada açoriano deve, em média, seis vezes menos do que um continental”, afirmou que “se as finanças do país estivessem como a dos Açores, não teria sido necessária metade do programa de austeridade que hoje o país está a implementar.”

Prosseguindo, acentuou que “só porque a nossa situação é melhor é que temos conseguido continuar a apoiar as nossas famílias e as nossas empresas no momento difícil que todos atravessamos na Europa, no país e, naturalmente, na nossa região.”

Para o Presidente do Governo “temos, por isso, de prosseguir com confiança. O tempo é de confiança. E podemos alicerçar essa nossa confiança no mérito de termos conseguido gerir as nossas finanças públicas regionais com critério, com equilíbrio.”

Carlos César falava no decorrer da cerimónia, a que presidiu, do lançamento da primeira pedra da obra de construção da creche da Casa do Povo da Maia, um investimento de mais de meio milhão de euros que, na sua opinião, muito valorizará a freguesia e contribuirá para a qualidade de vida das famílias das quarenta crianças que ali estarão.

A futura infraestrutura virá reforçar a rede regional de equipamentos sociais para a infância e juventude, que, neste momento, é já de 374, entre os quais 60 creches construídas e apoiadas pelo Governo Regional.

Como revelou o Presidente do Governo, como mais esta creche os açores ficarão com uma taxa de cobertura de creches de 30%, já muito perto da taxa europeia de referência, que se situa nos 33 por cento.



Anexos:
2012.08.31-PGR-LançamentoPrimeiraPedraCrecheMaia.mp3


GaCS

Sem comentários: