segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne-se em Ponta Delgada


A Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA) vai estar reunida em Ponta Delgada, entre 30 de agosto e 3 de setembro.

O evento, organizado pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, em parceria com a Casa dos Açores da ilha de Santa Catarina, terá lugar no Hotel VIP Executive.

Esta XV Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores vai contar com a presença de 33 participantes, sendo 25, representantes das Casas dos Açores que pertencem ao Conselho. Os restantes elementos participarão no evento na qualidade de observadores, representando várias entidades, nomeadamente a Associação de Emigrantes dos Açores.

Pela primeira vez na história deste Conselho para além da presença dos Presidentes de todas as Casas dos Açores, estará também presente, por cada uma das Casas dos Açores, um jovem da respetiva comunidade, promovendo assim a participação das gerações mais novas no futuro do associativismo comunitário.

Do programa desta Assembleia Geral fará parte o debate “Presente e Futuro do CMCA” (14h30, 1 de setembro) e as cerimónias de entrega das Medalhas de Mérito e da distinção do “Produto Açoriano de Qualidade” (19h00, 1 de setembro). Destaque também para o espaço dedicado às intervenções livres dos participantes (31 de Agosto).

A cerimónia de encerramento da Assembleia Geral, agendada para as 16h15 do dia 1 de setembro, será presidida pelo Presidente do Governo dos Açores.

Tal como em edições anteriores, o CMCA promete ser um espaço de troca de ideias sobre as dinâmicas e desafios atuais com que as comunidades se deparam. Por outro lado, proporcionará aos seus participantes uma sã convivência e um maior contacto e divulgação da realidade açoriana.

Fundado em 1997, na cidade da Horta, o CMCA nasceu com o objetivo de congregar as comunidades açorianas, defendendo os seus interesses e os das suas gentes, e de dar a conhecer os Açores, os açorianos e a sua cultura às populações das suas respetivas áreas de influência.

Atualmente, pertencem ao CMCA, 13 Casas dos Açores: Norte, Lisboa e Algarve (Portugal), do Rio de Janeiro, São Paulo, Ilha de Santa Catarina e Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), do Uruguai, do Quebeque, Ontário e Winnipeg (Canadá), da Nova Inglaterra e Hilmar (Estados Unidos da América).



GaCS

Sem comentários: