quinta-feira, 28 de março de 2013

Ampliação do Parque Eólico da Urze vai permitir aumento de produção de energia


O Parque Eólico da Urze, em São Jorge, está atualmente a ser ampliado, o que vai permitir aumentar significativamente a capacidade de produção de energia desta infraestrutura.

O Secretário Regional do Turismo e Transportes, que visitou na quarta-feira o local da obra, adiantou que esta ampliação “irá permitir ter uma potência instalada de 1.800 kilowatts, sendo que tal representa um incremento de 57%” na capacidade de produção deste parque eólico.

Esta empreitada, disse Vítor Fraga, “enquadra-se na estratégia que está delineada pelo Governo dos Açores para aumentar a taxa de penetração das energias renováveis e, simultaneamente, atuar no que concerne à eficiência energética”.

Pretende-se, por outro lado, “reduzir o peso da importação de combustíveis na Região e assim tornar o setor mais sustentável”, acrescentou.

A obra em curso compreende a desmontagem e substituição dos aerogeradores utilizados até à data por quatro novos aerogeradores, estando nesta altura a ser concluída a construção dos maciços onde serão instalados os novos equipamentos.

Esta fase estará finalizada durante o mês de junho, prevendo-se que a instalação dos novos aerogeradores tenha início em julho e esteja concluída no mês de setembro.

Ainda no que diz respeito à ilha de São Jorge, nomeadamente ao abastecimento de energia elétrica a algumas das fajãs, Vítor Fraga revelou que está neste momento a ser desenvolvido um conjunto de iniciativas que visam “promover estudos" para encontrar "soluções que sejam equilibradas e ecologicamente enquadradas com a realidade das fajãs”.

O Secretário Regional salientou que a prioridade vai para introdução de “um conceito de energias limpas, com baixo impacto ambiental”, uma vez que as fajãs são “zonas protegidas", que se pretende "preservar, sem com isto deixar de prestar um serviço de qualidade" aos moradores e aos visitantes.



GaCS

Sem comentários: