domingo, 24 de março de 2013

Televisões europeias reúnem nos Açores para analisar cooperação internacional


O Comité Executivo do Grupo de Bruges, constituído por uma dezena de televisões públicas europeias com emissões internacionais e dois representantes da Eurovisão, vai reunir a 26 de março, em Ponta Delgada, num encontro que conta com o apoio do Governo dos Açores.

O Grupo de Bruges, presidido há seis anos pelo ex-diretor da RTP/Açores e atual Diretor da RTP, SA, Lopes de Araújo, é um grupo interno da Eurovisão – União Europeia de Radiodifusão, que estuda e partilha informação no âmbito da distribuição internacional de televisão.

Nesse sentido, este organismo sedeado em Bruxelas tem tomado posições importantes na partilha de informação e na estratégia de distribuição em diferentes países, promovendo a ajuda mútua ao nível da penetração da televisão pública europeia em vários continentes.           

A RTP foi um dos fundadores deste grupo, juntamente com a TV5, a BBC World, a TVE, a RAI e a RTBF.

O Grupo de Bruges conta atualmente com 20 televisões públicas europeias, nomeadamente a portuguesa RTP, a croata HRT, a sérvia RTS, a albanesa RTSH, a russa RTR International, a húngara Duna TV e as francesas Euronews, France Télevisions, TV5 Monde e France 24.

A italiana RAI Internacional, a romena TVR, a polaca TVP, a holandesa RNW-BVN, a alemã Deutsche Welle, a búlgara BNT Sat, a britânica BBC World News, a espanhola RTVE, a grega ERT World e a franco-alemã ARTE são os restantes membros.

O Grupo de Bruges reúne uma vez por ano o seu Comité Executivo, que prepara a sessão plenária que também se realiza anualmente, decorrendo este ano em outubro.





GaCS

Sem comentários: