quinta-feira, 28 de março de 2013

Secretário Regional da Saúde anunciou extensão das viaturas SIV à ilha do Pico


O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje que a ação das viaturas SIV (Suporte Imediato de Vida) vai ser alargada à ilha do Pico, tendo em conta “os dados estatísticos e a evolução do próprio serviço”, e que o serviço vai estar disponível 24 horas em S. Miguel, Terceira e Faial.

Luís Cabral afirmou que “foram já dadas indicações ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros para dar início ao processo de aquisição da viatura e à formação de pessoal para a implementação do serviço naquela ilha".

O Secretário Regional da Saúde assistiu hoje, em Angra do Heroísmo, a um balanço da ação desenvolvida pelas viaturas SIV no seu primeiro ano de atividade, constatando que existem benefícios para as pessoas e para o Serviço Regional de Saúde.

Nas três ilhas onde já funcionam, as SIV atenderam 3.352 situações nestes primeiros 12 meses de atividade, tendo sido possível, na maioria dos casos, medicar e estabilizar os doentes antes de chegar ao hospital.

Segundo Luís Cabral, isto permite reduzir o volume de trabalho nas urgências dos hospitais, uma vez que os doentes vêm já estabilizados, reduzindo também o tempo de internamento porque se diminuem os danos, uma vez que há um atendimento mais rápido, e consequentemente “consegue-se um menor grau de morbilidade”.

Estas viaturas também permitem que alguns diagnósticos, como o do enfarte agudo do miocárdio, sejam feitos na casa do doente, podendo os exames ser transmitidos, em tempo real, para o hospital e para o médico de prevenção, o que reduz “significativamente o tempo de ativação dos meios necessários para a intervenção hospitalar”.

O Secretário Regional da Saúde anunciou ainda que, nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, onde as viaturas SIV estão disponíveis das 08h00 às 24h00, vão passar a estar operacionais 24 horas por dia.




GaCS

Sem comentários: