segunda-feira, 25 de março de 2013

Governo da República deve criar influências junto da União Europeia para criação de um 'hub' atlântico nos Açores


O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje que a criação nos Açores de um hub atlântico para o transporte marítimo de mercadorias de e para a Europa deve ser assumida “tanto pelo Governo dos Açores como pelo Governo da República”.

Na intervenção proferida no encontro promovido pela Secção Regional da Ordem dos Engenheiros alusivo ao tema 'O mar e a engenharia como pilares do desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores', Vítor Fraga salientou que o Governo da República deve juntar-se aos Açores nesta questão e criar influências junto da União Europeia para que “este projeto possa ter futuro”.

Tendo em conta a boa aceitação do projeto por parte das diversas instâncias europeias que já foram abordadas pelo Governo dos Açores sobre esta matéria, o governante açoriano transmitiu ao Secretário de Estado dos Assuntos do Mar, presente neste encontro, que ao Governo da República cabe também um papel importante de sensibilização e de criação de influências para que este projeto de interesse nacional venha a ser desenvolvido.

Vítor Fraga salientou que a criação de um hub atlântico na Praia da Vitória não é “uma solução que possamos dizer que é para amanhã”, mas sim “uma corrida de fundo“, pelo que é necessário que esta seja uma tarefa “assumida por todos”.

O Secretário Regional lembrou que existe um volume de tráfego de contentores muito significativo entre as Américas do Norte e do Sul, África e Europa, sendo que o grande desafio passa por “fazer com que tenhamos a capacidade de captar parte deste tráfego para a Região”.

Com a criação deste hub, é possível abandonar o modelo atual de transporte e passar a utilizar um novo modelo, que “potencia a utilização de barcos de menor porte, com distribuição para portos de média dimensão em toda a Europa”, permitindo “reduzir a canalização de tráfego rodoviário e ferroviário na Europa, com ganhos objetivos a nível económico e a nível ambiental”.

Vítor Fraga salientou ainda que os Açores continuam a aguardar que o Governo da República avance com o processo de implementação na Região do Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS).




GaCS

Sem comentários: