segunda-feira, 18 de março de 2013

Espólio bibliográfico de Elmiro Mendes doado à Biblioteca da Horta


Os familiares de Elmiro Mendes doaram à Biblioteca Pública e Arquivo da Horta o espólio bibliográfico adquirido ao longo de dezenas de anos pelo antigo presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

António Maria Mendes, que exerceu o cargo de Secretário Regional da Educação e Cultura no III Governo Regional dos Açores, e as suas irmãs ofereceram à Região cerca de 970 volumes, com o objetivo de “preservar os livros da biblioteca do pai que escaparam ao sismo de 1980”.

Na lista de cerca de 780 títulos das mais diversas temáticas encontram-se espécies bibliográficas bastante estimadas e muito procuradas por bibliófilos, como a primeira série da revista 'O Panorama', dirigida por Alexandre Herculano.

Elmiro Borges da Costa Mendes, que se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra em 1932, nasceu e viveu em Angra do Heroísmo, onde foi professor no liceu e diretor da Escola do Magistério.

Dotado de uma sólida e esclarecida cultura humanística e católica, mostrou-se sempre um espírito independente e irrequieto, insubmisso e multifacetado, características que lhe permitiram exercer com grande brilho e paixão as suas atividades docentes, marcando sucessivas gerações de discípulos.

Elmiro Mendes, além de presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, desempenhou as funções de Governador Civil substituto, presidente da Junta Geral do Distrito de Angra e presidente da Junta Autónoma dos Portos de Angra do Heroísmo.

Foi ainda sócio fundador do Instituto Histórico da Ilha Terceira, da Empresa Pública de Informação Terceirense, editora do jornal Diário Insular, e presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo e da sociedade Recreio dos Artistas.




GaCS

Sem comentários: