quarta-feira, 20 de março de 2013

Luiz Fagundes Duarte diz que proposta de Plano e Orçamento é realista e responsável


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura defendeu hoje, na Horta, que a proposta de Plano e Orçamento para 2013 para os setores sob a sua tutela é “realista, responsável, contida e empenhada e sistémica”.

Para Luiz Fagundes Duarte, que falava na Assembleia Legislativa durante a discussão do Plano e Orçamento da Região para 2013, considerou que a proposta do Governo “é realista, porque articula as disponibilidades financeiras com as necessidades reais", acrescentando que "nada do que é necessário fazer deixará de ser feito”.

“É responsável e contido, porque não assume compromissos que teria dificuldade em concretizar, definindo, de entre as várias opções de investimento, aquelas que são prioritárias em matéria da necessidades de desenvolvimento e de justiça social”, afirmou.

Por outro lado, considerou que é “empenhado, porque passa a mensagem de que nem tudo se resolve numa perspetiva financeira nem atirando dinheiro para cima dos problemas, mas gerindo, politicamente e na base do bom senso, os meios que estão disponíveis", defendendo que "isso faz-se com dedicação, com abertura ao diálogo, com a ida ao terreno, com o falar olhos-nos-olhos com as pessoas, lidando com os seus problemas mas também com as suas esperanças e com o seu juízo crítico”.

Luiz Fagundes Duarte saçientou ainda que “é sistémico, na medida em que olha para os assuntos de que se ocupa numa perspetiva global, no entendimento de que nada funciona ou deve funcionar isoladamente, mas sim de uma forma articulada e interdependente”.

Na área da educação, Luiz Fagundes Duarte garantiu que, em 2013, se caminhará "para a fase de conclusão da rede escolar”, que os apoios em matéria da Ação Social Escolar vão prosseguir, que o ensino profissional será consolidado no “entendimento de que a formação profissional é educação” e que se procederá a reorganização e alterações legislativas necessárias para devolver “os educadores e professores à sala de aula e ao trabalho com os alunos”.

Para a área da ciência, revelou que o objetivo prioritário é “a valorização das competências científicas com retorno para a Região”, bem como a aposta numa relação com a Universidade dos Açores que incentive “a tripolaridade real e efetiva”.

A continuação e conclusão dos trabalhos em diversos equipamentos culturais, nomeadamente a Biblioteca Públia de Angra do Heroísmo e o Arquipélago – Centro de Arte Contemporânea, na Ribeira Grande, o apoio à recuperação de património cultural imóvel, a aquisição e restauro de bens móveis de valor cultural e a dinamização da atividade cultural são, segundo Luiz Fagundes Duarte, algumas das apostas no setor da cultura.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura destacou, igualmente, os investimentos previstos para o corrente ano nas áreas do desporto e da juventude, que ascendem a 3,6 e 3,5 milhões de euros, respetivamente.



GaCS

Sem comentários: