quarta-feira, 20 de março de 2013

Secretaria Regional dos Recursos Naturais assinala Dia Mundial da Floresta nos Açores


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, promove quinta-feira várias iniciativas destinadas a assinalar o Dia Mundial da Floresta nos Açores, onde a floresta ocupa cerca de 31% do território.

Em São Miguel, 24 alunos do 6.º ano do ensino básico do Colégio do Castanheiro, envolvidos no projeto escolar Bosque dos Açores, participam numa ação de arborização de 410 plantas endémicas lenhosas produzidas pela Direção Regional dos Recursos Florestais, numa iniciativa do Regimento de Guarnição N.º 2 da Zona Militar dos Açores.

Esta iniciativa, que vai decorrer no 'Pelangana', junto à Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, às 14h00, representa também o início de uma parceria a desenvolver entre Zona Militar dos Açores e a Secretaria Regional dos Recursos Naturais para a reabilitação dos espaços florestais deste prédio militar.

Pretende-se que o 'Pelangana', com uma área florestal de 435.980 m2, se torne um espaço privilegiado para fomentar o espírito de cidadania, nomeadamente na proteção dos recursos naturais, e promover o envolvimento ativo dos cidadãos em prol da valorização e defesa da floresta, em particular dos mais novos.

A parceria implicará a cedência de plantas e o apoio técnico da Direção Regional dos Recursos Florestais para a elaboração do projeto de florestação, que será executado pelo Regimento de Guarnição N.º 2 da Zona Militar dos Açores.

No Faial, está programada uma concentração de crianças de várias escolas da ilha na Reserva Florestal de Recreio do Capelo, às 13h00, seguindo-se a plantação de endémicas na zona envolvente do campo de futebol do Capelo.

Numa organização da Secretaria Regional dos Recursos Naturais que envolve serviços dos Recursos Florestais e do Ambiente, em colaboração com a Escola Básica Integrada António José D´Avila e as juntas de freguesia do Capelo e dos Cedros, cerca de 60 alunos do 1.º Ciclo vão participar até cerca das 15h30 numa caça ao tesouro e num lanche.

Em todas as ilhas dos Açores, dependendo das condições meteorológicas, estão previstas iniciativas similares com o objetivo de despertar a população para a real importância das florestas, desde logo para a conservação do solo, dos recursos hídricos, da biodiversidade e do papel que desempenha ao nível do bem-estar das populações.

Nos Açores, existem 27 Reservas Florestais de Recreio.





GaCS

Sem comentários: