terça-feira, 26 de março de 2013

Piedade Lalanda considera Casa de Repouso João Inácio de Sousa um “bom exemplo” na área do apoio aos idosos


A Secretária Regional da Solidariedade Social considerou hoje que a Casa de Repouso João Inácio de
Sousa, nas Velas, é um “bom exemplo” em matéria de política de apoio à terceira idade, salientando as respostas prestadas pela instituição ao nível da ajuda domiciliária, lar de idosos, alojamento temporário e cuidados continuados.

Piedade Lalanda, que visitou hoje o Lar de Idosos da Casa de Repouso João Inácio de Sousa, em São Jorge, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores, afirmou que a aposta do executivo regional relativamente à terceira idade passa, “em primeiro lugar, pelo apoio ao domicílio, centros de dia e de convívio e, só em último recurso, considerar a institucionalização dos idosos”.

Nesse sentido, Piedade Lalanda recordou que o Governo dos Açores pretende dinamizar centros de dia e de noite na Urzelina, em São Jorge, contribuindo desta forma para a “manutenção dos idosos junto das suas referências familiares e culturais”.

A Secretária Regional salientou que “as instituições que prestam apoio aos idosos, seja ao nível dos lares, dos centros de dia e, particularmente, no apoio ao domicílio, ao fornecerem a alimentação e higiene pessoal e da habitação, substituem, em muitos casos, a própria rede familiar”.

Piedade Lalanda, que assistiu a uma pequena festa na Casa de Repouso João Inácio de Sousa, destacou a importância destas instituições disponibilizarem um "ambiente familiar" aos idosos.

A Casa de Repouso João Inácio de Sousa foi fundada em maio de 1903.



GaCS

Sem comentários: