quinta-feira, 28 de março de 2013

Diretor Regional das Comunidades destacou importância das Irmandades do Espírito Santo


O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, destacou a importância das Irmandades do Espírito Santo na sua recente viagem à Califórnia, nos Estados Unidos, onde contactou com as comunidades açorianas.

Para Paulo Teves, estas instituições são "verdadeiras manifestações da Açorianidade, tendo como génese o espírito sempre presente de solidariedade, de partilha e de comunhão".

A importância destas Irmandades foi salientada pelo Diretor Regional das Comunidades nas reuniões que teve com as direções da Irmandade do Divino Espírito Santo Independente, em Novato, e da Irmandade do Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade de Sausalito, instituição que comemora o seu 125.º aniversário.

Nesta deslocação à Califórnia, Paulo Teves também reuniu com as organizações de serviço social POSSO - Portuguese Organization for Social Services and Opportunities, na cidade de São José, e VALER - Valley Area Living Enabling Resources, na cidade de Turlock.

Nos encontros, destacou o trabalho desenvolvido junto dos açorianos residentes naquele estado da costa ceste dos EUA, com especial destaque para a terceira idade.

Ainda na cidade de São José, Paulo Teves reuniu com o Portuguese Athletic Club de San Jose, instituição com meio século de existência que tem promovido diversas acções na área do desporto e da cultura açoriana.

Na ocasião, o Diretor Regional das Comunidades realçou o papel desempenhado pela instituição, destacando o facto de ser presidida por uma jovem açordescendente de 30 anos.

Na cidade de Hilmar, Paulo Teves reuniu com a direção da Casa dos Açores e com a comunidade açoriana ali residente, defendendo que a "açorianidade existente nas comunidades, fruto do trabalho desenvolvido pelos açorianos e pelas suas instituições, tem contribuído para a valorização" dos Açores e dos açorianos e para a afirmação da Autonomia.

No quadro desta visita à Califórnia, Paulo Teves reuniu, na Sociedade do Espírito Santo Corporation, com diversas instituições, nomeadamente as Irmandades de Santo António e de Nossa Senhora de Fátima, o Conselho Paroquial Português de Saint Clare’s, a Irmandade Familiar do Espirito Santo de Santa Clara e a Sociedade Filarmónica União Portuguesa de Santa Clara.

O Santa Clara Sporting Club, o Club Sport Marítimo de Santa Clara, a The Portuguese American Forum of Santa Clara e a Portuguese Fraternety Society of America foram outras instituições com que reuniu o Diretor Regional das Comunidades nesta visita.

No encontro com a Portuguese Fraternety Society of America, Paulo Teves apelou à criação de sinergias entre as comunidades e os Açores.

“Devemos unir esforços em prol do nosso povo e da nossa Região, não esquecendo as nossas tradições, mas também divulgando as potencialidades das nossas ilhas”, afirmou.



GaCS

Sem comentários: