domingo, 17 de março de 2013

Secretário Regional da Saúde destaca excelentes condições do serviço de Hemodiálise do Hospital da Terceira


O Secretário Regional da Saúde considerou hoje que a unidade de hemodiálise do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira é uma "estrutura de referência”, com excelentes condições propiciadoras de “uma relação de proximidade entre profissionais e utentes”.
Luís Cabral, que falava na cerimónia comemorativa do Dia Mundial do Rim, salientou que no serviço de hemodiálise, pelas circunstâncias particulares, designadamente o tempo que passam junto dos pacientes, "os profissionais de saúde acabam por criar uma relação de maior proximidade”.
Para o Secretário Regional da Saúde, esta situação prova que “não se construiu apenas um novo edifício físico com excelentes condições, mas também se constrói, no dia-a-dia, um edifício humano que conforta e dá confiança" a quem lá se encontra.
Luís Cabral defendeu que este serviço, como muitos outros, mostra que a saúde não é apenas a situação financeira “repetidamente utilizada como arma de arremesso político”, mas é, sobretudo, “o trabalho de profissionais que aplicam todos os seus conhecimentos para cuidar das pessoas e salvar vidas”.

Nos Açores, há cerca de 150 doentes que fazem hemodiálise ou diálise peritoneal e foram realizados transplantes em cerca de 120 doentes em toda a Região ao longo dos tempos, “muitos deles de doadores vivos, num gesto de grande nobreza e altruísmo”, disse Luís Cabral.

Na cerimónia de hoje, promovida pelo Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, foi prestada homenagem a nove pessoas que doaram rins em vida, tendo sido também evocado, a título póstumo, o trabalho de Tereza Azevedo, pela ação que desenvolveu enquanto responsável pelo Serviço de Nefrologia.

O Dia Mundial do Rim é assinalado na segunda quinta-feira do mês de março, tendo o hospital decidido comemorar hoje a data para permitir uma maior participação de profissionais e utentes.


GaCS

Sem comentários: