sexta-feira, 15 de março de 2013

Vasco Cordeiro destaca laços com Timor Leste em encontro com D. Ximenes Belo


O Presidente do Governo dos Açores recebeu hoje, em Ponta Delgada, D. Ximenes Belo, uma audiência que Vasco Cordeiro aproveitou para salientar os laços históricos que unem os Açores a Timor Leste.

“Esta foi uma oportunidade para salientar esta ligação histórica que se alicerça muito na Igreja Católica. Foi através da Igreja Católica, nomeadamente com D. Jaime Garcia Goulart, que essa relação ganhou visibilidade”, afirmou Vasco Cordeiro, após a audiência com o Prémio Nobel da Paz de 1996.

O Presidente do Governo recordou, ainda, que os Açores acompanharam “todo o processo da luta heróica do Povo timorense para alcançar a independência” em 1999.

“Recordo que o anterior Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, esteve presente nas cerimónias de independência de Timor Leste e isso é algo que, de uma forma simbólica, nos permite estar afetivamente ligados ao outro lado do Mundo”, realçou Vasco Cordeiro.

Em 1996, o bispo de Díli, D. Ximenes Belo, e José Ramos-Horta receberam o Nobel da Paz pela defesa dos direitos humanos e da independência de Timor-Leste.



GaCS

Sem comentários: