segunda-feira, 18 de março de 2013

Sérgio Ávila afirma que Açores são "exemplo de sustentabilidade e equilíbrio das finanças públicas"


O Vice-Presidente do Governo Regional afirmou hoje que os Açores "são um exemplo, no país, de sustentabilidade e equilíbrio das finanças públicas”.

Sérgio Ávila, que falava numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, sustentou esta afirmação com os resultados apurados do défice orçamental em 2012, que indicam um valor nacional de 6,6% do Produto Interno Bruto (PIB), contra apenas 0,4% desse indicador na Região, o que representa 16 vezes menos.

Este esforço de contenção e gestão rigorosa das finanças públicas traduziu-se numa redução do défice regional em 50% face a 2011 e de 70% em relação a 2010, enquanto no país o défice cresceu 50% no último ano.

Sérgio Ávila realçou que estes dados são certificados por instâncias nacionais e internacionais, recordando, por outro lado, que os Açores, pelo terceiro trimestre consecutivo, foram dispensados pela troika do processo de avaliação que decorreu para o resto do país.

“Não foi manifestada ao Governo dos Açores qualquer dúvida ou preocupação sobre a situação financeira da Região, não tendo, mais uma vez, a troika encontrado qualquer motivo de reparo, correção ou ajustamento”, frisou o Vice-Presidente do Governo.

Sérgio Ávila, ainda sobre o défice em 2012, precisou que as necessidades líquidas de financiamento na Região “foram apenas de 0,00009% do PIB nacional, portanto, os Açores deixaram de ter qualquer impacto percentual no défice do País”.

Em relação ao PIB, a dívida pública regional, abrangendo todas as entidades do perímetro da Administração Pública, “é de 19%, enquanto no país já ultrapassa os 120%”, o que significa que é “seis vezes inferior na Região”.

Sérgio Ávila referiu ainda o objectivo declarado pelo Governo da República de situar em 2040, “daqui a 27 anos”, a dívida pública nos 60% do PIB, salientando que esse número, “em termos relativos, ainda será três vezes superior à (dívida pública) existente nos Açores”.



GaCS

Sem comentários: