segunda-feira, 18 de março de 2013

Direção Regional das Comunidades promove integração intercultural


O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, apresentou hoje, em Ponta Delgada, o projeto 'Contos de Lá', que, em parceria com a RTP/Açores, visa a divulgação do património cultural dos cidadãos estrangeiros que vivem no arquipélago.

O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, salientou que a experiência migratória dos Açores permitiu ao Governo Regional ganhar “uma sensibilidade especial para promover a boa integração e praticar uma política dirigida na área da integração intercultural”.

Neste sentido, o projeto 'Contos de Lá' surge como uma coleção de histórias de “setenta nacionalidades diferentes e de vários continentes”, num total de 37 episódios para televisão que apresentam uma riqueza cultural diversa.

Paulo Teves destacou a importância da promoção de ações que enalteçam a identidade cultural dos imigrantes residentes na Região, fomentando uma maior coesão social.

“É também nosso desígnio com este projeto promover um melhor acolhimento e um maior respeito” pelos imigrantes, referiu o Diretor Regional das Comunidades, acrescentando que “os órgãos de comunicação social têm um papel fundamental” na desconstrução de estereótipos sobre essas comunidades.

Paulo Teves salientou ainda que a primeira emissão do programa será emitida a 21 de março, data que assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Esta série, que tem como público-alvo os mais jovens, terá transmissão diária de segunda a sexta-feira, às 16h50, com repetição ao sábado, às 10h00, e ao domingo, às 09h00, na RTP Açores.



GaCS

Sem comentários: