quinta-feira, 11 de abril de 2013

Governo dos Açores anuncia diversas iniciativas no âmbito do empreendedorismo


O Vice-Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje, na Praia da Vitória, um conjunto de iniciativas para intensificar a promoção do empreendedorismo na Região.

Sérgio Ávila, que falava na apresentação do Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo nos Açores 2013-2016, um documento de planeamento coordenado pela Sociedade Portuguesa de Inovação, revelou que, ainda neste semestre, será criado o Empreende Açores, “um programa de formação-ação para fomento do empreendedorismo, relacionado com os produtos endógenos dos Açores”.

A iniciativa pretende contribuir para “valorizar, explorar e divulgar o potencial económico dos recursos endógenos” dos Açores, proporcionando a dinamização de novos canais de distribuição e promovendo o acesso dos produtos açorianos a novos mercados.

Sérgio Ávila revelou ainda que, também neste semestre, será criado o Crowdfunding Açores, uma plataforma regional para promover a obtenção de financiamento para ideias e projetos inovadores, em articulação com plataformas já existentes a nível internacional.

Crowdfunding é uma forma recente de angariação de financiamento para um projeto através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses.

Esta “montra da criatividade açoriana” pretende, segundo Sérgio Ávila, estimular o financiamento de projetos, mas também a sua exposição ao mercado da diáspora, “permitindo a participação à distância da comunidade açoriana no desenvolvimento da economia regional”.

O Governo Regional vai também lançar a Incuba Açores, uma incubadora de empresas de referência, desde a área da tecnologia à indústria criativa, que apoiará os empreendedores e as empresas na implementação e gestão de negócios e de projetos.

Neste âmbito integra-se ainda o Start up Azores, um programa de atração de empreendedores qualificados que dará “prioridade à instalação de empresas nas áreas tecnológicas e científicas, com uma visão internacional e global, que possam ter nos Açores a sua base de atuação”.

Relativamente ao Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo, Sérgio Ávila disse que, com ele, a Região “fica dotada de um instrumento que permite, informada e organizadamente, agir sobre os principais fatores estruturantes para o estímulo da atividade empreendedora, incrementando as condições que facilitam a transformação de boas ideias em bons negócios”.

Nesta sessão, foi também apresentado o Estudo GEM Açores que, segundo o Vice-Presidente, “representa mais um importante passo para o conhecimento da realidade regional, no que ao empreendedorismo respeita”.




GaCS

Sem comentários: