quinta-feira, 11 de abril de 2013

Politica científica nos Açores será construída com os cientistas, afirma Luiz Fagundes Duarte


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura revelou hoje, em Ponta Delgada, que a política de ciência nos Açores será “construída e articulada com os cientistas que estão no terreno”.

Luiz Fagundes Duarte, que falava no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa dos Açores, adiantou que, no estabelecimento desta política, participarão também outros setores da sociedade açoriana, nomeadamente, empresários e autarcas.

O Governo Regional dos Açores pretende que, das jornadas 'Ciência nos Açores: Que futuro?', que decorrerão em junho, saia um documento base “que vai propor ao Governo aquelas áreas que tenham massa crítica formada”, de modo a permitir que o executivo decida quais os setores a apoiar.

Este novo modelo, segundo Luiz Fagundes Duarte, assenta no princípio de que a Região definirá “aquilo que é necessário para o seu desenvolvimento”, num processo que envolverá as forças vivas ligadas ao meio e que “possam estar interessadas no aproveitamento do conhecimento científico” produzido na Região.






GaCS

Sem comentários: