terça-feira, 9 de abril de 2013

Governo Regional considera que adesão ao programa Empreende Jovem é tão evidente que desmente todas as dúvidas


O Governo Regional enviou à Assembleia Legislativa dos Açores a resposta a um requerimento do PSD em que se levantavam dúvidas sobre a execução de programas governamentais de incentivo ao investimento privado e à criação de emprego, designadamente o Empreende Jovem.

O Vice-Presidente do Governo, afirmando estranhar essas dúvidas, salientou que, “por exemplo, a adesão ao programa Empreende Jovem é tão evidente que, por si só, desmente os habituais profetas da desgraça, os tais que têm apregoado uma postura de cooperação que a sua própria conduta se encarrega de desmascarar”.

Sérgio Ávila aludia às 222 candidaturas que, até ao dia 3 de abril, já foram apresentadas ao Empreende Jovem, um programa do Governo Regional de incentivo à criação do próprio emprego.

“Em lugar de colocar em causa a inteligência e o espírito empreendedor dos jovens açorianos numa altura de grandes dificuldades para todos, o PSD bem poderia fazer o trabalho de casa e verificar, por si próprio, os muitos projetos de sucesso que, ao abrigo do programa, se vão concretizando em ilhas como S. Miguel, Terceira e Pico”, frisou.

Para Sérgio Ávila, embora os projetos desenvolvidos no âmbito do programa tenham um prazo de plena concretização de três anos, já é possível ver por toda a Região como “muitos jovens deram um sinal de reação positiva à conjuntura, demonstrando um inconformismo e um espírito empreendedor que deveriam ser valorizados e não desmerecidos, como resulta das dúvidas que o PSD, imaturamente, levanta”.
  
As mais de duas centenas de candidaturas ao Empreende Jovem representam um volume de investimento previsto de 38,8 milhões de euros e uma intenção de criação de 509 novos postos de trabalho.

Para o Vice-Presidente do Governo Regional, “melhor do que tudo, os números da crescente adesão ao programa desmontam todas as inconsequentes tentativas de o desvalorizar, bastando verificar, por exemplo, como quase duplicaram os projetos apresentados em 2012 e como, só no primeiro trimestre deste ano, já foram apresentadas quase quatro dezenas de candidaturas.”

Recordando que o Empreende Jovem é um programa sem paralelo no país, Sérgio Ávila frisou que “essa é uma realidade que, já sabemos todos, o PSD não se tem mostrado disponível para reconhecer, preferindo, ao que parece, menosprezar o espírito empreendedor dos nossos jovens”.

“O que os nossos jovens estão a dizer com a sua atitude positiva e a sua adesão ao Empreende Jovem é que vão colaborar ativamente na luta contra as dificuldades resultantes das medidas de austeridade do Governo da República e que os Açores podem contar com eles, atitude que o PSD não valoriza, não enaltece, nem sequer respeita”, afirmou. 

Sérgio Ávila disse lastimar, por isso, que, “ao contrário do que vem apregoando, o PSD não abandone a sua recorrente postura de puxar os Açores para baixo, quando o que se espera de todas as forças políticas é que ajudem os açorianos a puxarem os Açores para cima.”

Para o Vice-Presidente do Governo, “bastaria ao PSD atentar no exemplo de atitude positiva de confiança no futuro evidenciado pelos jovens empreendedores da Região para se aperceber de que continua no caminho errado, em prejuízo claro dos Açores e dos açorianos”.





GaCS

Sem comentários: