quinta-feira, 11 de abril de 2013

Intervenção do Vice-Presidente do Governo Regional


Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, proferida hoje, na Praia da Vitória, na sessão de apresentação do Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo na RAA 2013-2016:

“É com muita satisfação que presido à apresentação pública do Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo nos Açores 2013-2016.

Gostaria, em primeiro lugar, de salientar o mérito na coordenação deste documento da Sociedade Portuguesa de Inovação, aqui representada pelo Prof. Doutor Augusto Medina, bem como a presença neste evento, como orador, do Eng.º Armando Pereira, Conselheiro da Rede Prestige Açores, que se tem disponibilizado a prestar consultadoria a diversas empresas regionais.

Com o Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo fica agora a Região dotada de um instrumento que permite, informada e organizadamente, agir sobre os principais fatores estruturantes para o estímulo da atividade empreendedora, incrementando as condições que facilitam a transformação de boas ideias em bons negócios.

A visão de futuro que se pretende alcançar com este Plano Estratégico vai no sentido de a Região Autónoma dos Açores vir a ser reconhecida, a nível nacional e internacional, por possuir um ecossistema particularmente favorável ao empreendedorismo numa região insular e ultraperiférica.

O empreendedorismo nos Açores tem mesmo constituído uma prioridade da política regional, refletida num enquadramento regulamentar e institucional especialmente atrativo para a criação e desenvolvimento de novas iniciativas empresariais.

Com efeito, o empreendedorismo desenvolve atitudes e competências conducentes ao incremento da criatividade e do espírito empresarial, pelo que deve posicionar-se no centro das políticas económicas.

A existência de uma vontade empreendedora, na procura de boas ideias alicerçadas em oportunidades de negócio, no desenvolvimento de competências adequadas, no ultrapassar das diversas dificuldades que se colocam num projeto empresarial, é um aspeto absolutamente fulcral para a competitividade da economia.

O binómio inovação/empreendedorismo constitui uma força motriz na dinâmica económica de qualquer região, pois uma sociedade com um elevado número de empreendedores – ao juntar o seu potencial criativo a uma leitura correta das oportunidades de negócio – induz um crescimento económico sustentável, gerador de riqueza e de emprego.

Neste contexto, o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver nos últimos anos, de forma sistemática, um conjunto de iniciativas ligadas à dinamização do empreendedorismo.

Neste domínio, permitam-me que refira, a título de exemplos, o Concurso Regional de Empreendedorismo, o Empreende Jovem ou, ainda, o programa Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso.

A execução que agora se pretende conferir ao Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo envolve a dinamização de um vasto elenco de medidas, coerentes e devidamente articuladas, dando continuidade a alguns instrumentos já existentes, mas também criando um conjunto de novas iniciativas, algumas das quais já anunciadas na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

Já no primeiro semestre deste ano será criado o Empreende Açores, um programa de formação-ação para fomento do empreendedorismo, relacionado com os produtos endógenos dos Açores.

O Empreende Açores contribuirá para valorizar, explorar e divulgar o potencial económico dos nossos recursos endógenos através da atividade empreendedora, proporcionando a dinamização de novos canais de distribuição e promovendo o acesso dos produtos açorianos a novos mercados.

Gostaria também de anunciar que, ainda durante este trimestre, será criado o 'Crowdfunding Açores' – a primeira plataforma regional com o objetivo de promover a obtenção de financiamento para ideias e projetos inovadores, em articulação com plataformas já existentes a nível internacional.

O Crowdfunding é uma forma simples e recente de angariação de financiamento para um projeto através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses.

O nosso objetivo é permitir que o imenso potencial de ideias que fervilham na nossa Região possa tornar-se realidade, através da ajuda na angariação de capital, promovendo projetos de pessoas com talento e motivação em áreas tão distintas como eventos sociais, artísticos, culturais ou desportivos.

Esta montra da criatividade açoriana, que funcionará em torno de três eixos – fundar projetos criativos, lançar novos produtos e iniciar um negócio – vai, não só estimular o financiamento de projetos, mas também a sua exposição ao mercado da diáspora, permitindo a participação à distância da comunidade açoriana no desenvolvimento da economia regional.

Permitam-me também que anuncie mais uma iniciativa inovadora, a concretizar no âmbito do fomento do empreendedorismo.

Trata-se do projeto Incuba Azores, através do qual se pretende estabelecer nos Açores uma incubadora de empresas de referência, que proporcione aos empreendedores serviços de elevada qualidade, oferecendo condições adequadas para a instalação de empresas, nomeadamente em setores considerados estratégicos, captando projetos de investimento com atividades de valor acrescentado.

A Incuba Açores apoiará os empreendedores e as empresas na implementação e gestão de negócios e de projetos, nomeadamente na elaboração de planos de negócio, parcerias e na internacionalização, bem como no registo de patentes, aquisição de licenças e certificações.

A Incuba Azores terá também um papel essencial no apoio à obtenção de financiamento, programas de apoio a atividades de I&D e Inovação, apoio à identificação de investidores e capital de risco.

Esta incubadora será determinante não só para apoiar empresas de base tecnológica, mas também para disponibilizar espaços para empresas na área das indústrias criativas.

Mas temos de captar empreendedores, por isso é com grande satisfação e confiança que também apresento o projeto Start Up Azores.

O Start up Azores pretende constituir-se num programa de atração de empreendedores qualificados, dando prioridade à instalação de empresas nas áreas tecnológicas e científicas, com uma visão internacional e global, que possam ter nos Açores a sua base de atuação.

Este conjunto alargado de empreendedores e de novas empresas com elevado valor acrescentado irá, assim o esperamos, dinamizar a economia da Região.

O Start up Azores irá também contribuir ativamente para o reconhecimento internacional, dando visibilidade externa aos Açores como região com ambiente particularmente favorável ao empreendedorismo, permitindo o acesso a redes e serviços de apoio internacionais e incrementando as relações com a diáspora açoriana, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá.

É com este tipo de medidas que continuaremos a combater os efeitos de uma conjuntura adversa.

Apostamos claramente no empreendedorismo, com a convicção de que o caminho que escolhemos é o que mais depressa nos repõe no caminho do progresso que estávamos a seguir.

E é também, não só o cumprimento de um dos compromissos que assumimos com os açorianos – que queremos cumprir, como todos os outros – mas igualmente uma resposta ao espírito empreendedor dos nossos empresários, à sua vontade de ultrapassar as dificuldades e ao seu desejo de contribuírem para uns Açores cada vez melhores e mais prósperos.

Hoje é também apresentado o Estudo GEM Açores, que representa mais um importante passo para o conhecimento da realidade regional, no que ao empreendedorismo respeita.

Este estudo evidencia a relação entre o nível de empreendedorismo e o crescimento económico, bem como os fatores determinantes das condições que fomentam ou condicionam dinâmicas empreendedoras.

Estamos na plenitude de um processo de mudança, no qual a inovação e o empreendedorismo assumem um papel decisivo no novo paradigma em que se move atualmente a economia, tornando-se essencial criar as condições e os mecanismos adequados ao fomento de uma cultura empreendedora e à promoção da inovação no tecido empresarial açoriano.

Sabemos que estamos perante desafios cujos resultados não são imediatos. Necessitam de persistência e do envolvimento de diversas entidades, públicas e privadas, que atuam na esfera empresarial.

O ecossistema de empreendedorismo que os Açores vão alcançar com a aplicação deste Plano Estratégico poderá favorecer o aproveitamento das oportunidades económicas existentes na Região e igualmente facilitar o acesso das empresas a mercados externos, contribuindo deste modo para o desenvolvimento económico sustentável que todos os açorianos ambicionam”.





GaCS

Sem comentários: