quinta-feira, 11 de abril de 2013

Secretário Regional da Saúde afirmou que processos da radioterapia e medicina nuclear estão a avançar


O Secretário Regional da Saúde revelou hoje que os processos relativos à Radioterapia e à Medicina Nuclear estão a avançar, salientando que se trata de proporcionar "conforto" aos utentes, que deixam de necessitar de sair dos Açores para realizar os tratamentos. 

"Pretendemos que as pessoas não tenham que sair dos Açores para fazer os tratamentos e que todo o processo de tratamento seja feito de forma complementar dentro do que são as Unidades de Saúde da Região", afirmou Luís Cabral, em declarações aos jornalistas depois de ter sido ouvido, em Ponta Delgada, pela Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa dos Açores.

Luís Cabral salientou que o Centro de Radioterapia dos Açores está em fase de aprovação pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, acrescentando que as obras têm um prazo de execução de um ano, ou seja, “desde o início das obras até ao início dos tratamentos vão passar 12 meses”.

O Secretário Regional da Saúde afirmou que o Centro de Radioterapia vai permitir uma maior interação com as unidades de saúde, possibilitando ao processo de tratamento um efeito complementar, com a qualidade garantida nacional e internacionalmente de acordo com os rácios definidos.

Quanto à Medicina Nuclear, o Secretário Regional revelou que “até ao princípio do verão” estará instalada na ilha Terceira.

Luís Cabral referiu que se trata de “duas iniciativas privadas”, com o apoio do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER), que o Governo reconheceu como Projetos de Interesse Regional.


GaCS

Sem comentários: