quinta-feira, 4 de abril de 2013

Programa Social de Ocupação de Adultos coloca 200 desempregados


A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional anunciou que, durante o mês de abril, vão ser colocados em diversas entidades públicas e instituições particulares de solidariedade social 200 desempregados abrangidos pelo Programa Social de Ocupação de Adultos (PROSA).

Ilda Baptista precisou que se trata de “colocações resultantes do último período de candidatura ao PROSA, que decorreu durante o mês de fevereiro”.

As 72 candidaturas apresentadas permitem, segundo a Diretora Regional, não só “apoiar entidades públicas e instituições particulares de solidariedade social que estejam a desenvolver ou pretendam concretizar atividades de apoio social em áreas que vão desde a solidariedade e a educação, até à promoção da qualidade ambiental e à manutenção de trilhos e limpeza de ribeiras”, mas também “ocupar ativamente desempregados em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho”.

O PROSA tem como destinatários os desempregados que estejam inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego como desempregados disponíveis há pelo menos 180 dias, procurem ativamente trabalho e não tenham recusado, no último ano, qualquer oferta de emprego ou a sua inserção em programas de formação e qualificação profissional, bem como mulheres desempregadas com mais de 40 anos ou homens desempregados com mais de 45 anos.

Os projetos de atividade ocupacional têm a duração indicada pelas respetivas entidades promotoras, sem exceder 12 meses, podendo ser prorrogados até ao limite máximo de seis meses, mediante solicitação fundamentada das entidades promotoras, com uma antecedência de 30 dias em relação ao termo de execução do projeto.

“Como contrapartida da atividade prestada, os desempregados colocados auferem mensalmente um subsídio ocupacional equivalente ao salário mínimo aplicável na Região e são abrangidos pelo regime de segurança social aplicável aos trabalhadores por conta de outrem”, recordou Ilda Baptista.

Com este programa, o Governo dos Açores pretende “melhorar a empregabilidade dos desempregados, favorecer a criação de hábitos de trabalho, proporcionar uma experiência profissional a desempregados de longa duração que pretendem reingressar no mercado de trabalho e apoiar, também por esta via, a sua reinserção social”, afirmou a Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional.



GaCS

Sem comentários: