domingo, 7 de abril de 2013

Secretário Regional da Saúde diz que é necessário fazer um esforço para alterar hábitos alimentares


O Secretário Regional da Saúde associou-se hoje às atividades desenvolvidas para assinalar nos Açores o Dia Mundial da Saúde, centradas na importância do controlo da hipertensão arterial, recordando que alguns hábitos alimentares existentes no arquipélago "não são os mais saudáveis”.

“Há um esforço grande a fazer para alterar esta situação”, afirmou Luís Cabral, frisando a necessidade de reduzir a incidência de algumas doenças como a diabetes e hipertensão.

“Não se pretende mudar os nossos hábitos e os bons costumes gastronómicos das ilhas, mas fazer com que as pessoas comam com moderação e tenham uma alimentação diversificada”, salientou.

Luís Cabral, aproveitando o facto de as ações se terem realizado numa superfície comercial, lembrou que, “quando se fazem compras de bens alimentares, também se pode contribuir para uma vida saudável”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu este ano como tema para o Dia Mundial da Saúde a sensibilização para a importância da prevenção da hipertensão arterial para melhorar os índices de sobrevivência, tendo como lema central 'Reduza o seu risco de enfartes e AVC. Controle a sua tensão arterial'.

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Saúde, associou-se às comemorações, tendo enviado um comunicado às unidades de saúde apelando à divulgação da mensagem associada a este dia e à promoção de atividades neste âmbito.

Para assinalar a data, em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada foram desenvolvidas ações em parceria com as Escolas Superiores de Enfermagem, que incluíram a medição da tensão arterial e a distribuição de material informativo sobre a importância da adoção de estilos de vida saudáveis.



GaCS

Sem comentários: