domingo, 7 de abril de 2013

Nova operação de transporte marítimo de mercadorias para o Corvo já teve início


A nova operação de transporte marítimo de mercadorias para a ilha do Corvo teve início prático hoje.

O navio Lusitânia, da Empresa de Barcos do Pico de Amaral Felicianos Faria, Lda., atracou no Porto da Casa este domingo, concretizando assim a primeira viagem ao abrigo do novo contrato de concessão deste serviço.

O Fundo Regional da Coesão, na sequência do procedimento por concurso público, adjudicou no início de janeiro o contrato de prestação de serviços relativo ao transporte marítimo regular de mercadorias entre as ilhas das Flores e do Corvo, pelo montante global de 1.062.600 euros.

O contrato foi visado pelo Tribunal de Contas no dia 19 de março, entrando de imediato em vigor.

A Empresa de Barcos do Pico vai, a partir de agora, assegurar duas ligações semanais à mais pequena ilha dos Açores, com a exceção dos meses de julho e agosto, em que serão asseguradas três ligações semanais.

O serviço de transporte será assegurado pelo navio Lusitânia, com uma capacidade de carga de 125 toneladas, e, em caso de impedimento deste, pelo navio Cecília A, com capacidade para 350 toneladas de carga.

Esta nova operação vai permitir um aumento da capacidade média semanal de carga transportada de cerca de 60 toneladas, podendo ser transportadas para o Corvo, em média e por semana, mais de 277 toneladas.

Com a entrada em vigor do novo contrato, o anterior quadro que regulamentava o transporte marítimo de mercadorias entre as Flores e o Corvo deixa de vigorar, bem como os direitos e obrigações previstos.





GaCS

Sem comentários: