A Secretária Regional da Solidariedade Social manifestou hoje a possibilidade do Governo dos Açores apoiar a iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto de abrir um Centro de Dia nesta localidade, na ilha de Santa Maria.
Piedade Lalanda, que manifestou a abertura do Executivo para apoiar ações locais em prol das populações, frisou a importância dos centros de dia, frisando que possibilitam “um apoio mais direto durante o dia e o incremento dos laços familiares e afetivos”.
A titular da pasta da Solidariedade Social salientou que a política regional de apoio aos mais velhos passa por “reforçar a permanência dos idosos no seu contexto familiar, através de um serviço de apoio domiciliário cada vez mais abrangente e mais articulado”.
Piedade Lalanda, que visitou hoje as instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto e o espaço destinado a acolher um Centro de Dia, no âmbito da visita estatutária do Governo a Santa Maria, recordou que se encontra em curso um levantamento das necessidades de cuidados de cada utente das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e das Misericórdias da Região, com vista à diferenciação de apoios consoante os diversos níveis de dependência dos idosos.
Esta iniciativa, que visa analisar o grau de dependência dos idosos internados em lar e registar os serviços prestados em apoio ao domicílio, é “um compromisso assumido no Acordo Base celebrado entre o Governo dos Açores e os representantes das IPSS e das Misericórdias”.
Piedade Lalanda reafirmou ainda a intenção do Governo dos Açores de criar vagas na Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, em virtude da implementação da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, garantindo desta forma “os cuidados de saúde necessários”.
| 2014.05.13-SRSS-LarSCMVilaPorto.MP3 |
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário