O Governo Regional dos Açores promove, a 17 de maio, pelas 21h30, no Teatro Ribeiragrandense, a realização de um concerto dedicado aos “Romances dos Compositores Russos”, com a soprano Natália de Lima Ferreira, Valeri Kobiakin, clarinete, e Irina Semënova, piano.
Este concerto dedicado à música russa, que se integra na Temporada Artística 2014, pretende juntar obras de diferentes compositores, interpretando romances do séc. XIX, altura em que surge a Escola Nacional Russa, baseada na sua cultura tradicional, bem como compositores russos do séc. XX, que se enquadram no período soviético.
A tradição musical russa é rica e largamente diversificada, sendo uma referência na história da música erudita ocidental, pelo legado de muitos compositores que se notabilizaram.
O programa deste concerto encontra-se dividido em duas partes, sendo interpretadas na primeira partes obras de Glinka, Rimsky-Korsakov e Tchaikovsky, enquanto a segunda parte será dedicada a peças compostas por Arensky, Catoire, Rachmaninov, Medtner, Medyns, Rakov e Glinka.
Natália de Lima Ferreira ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido premiada com uma bolsa de estudo do Governo de Espanha, diplomando-se em Madrid.
Mais tarde, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, realizou mestrado com tese no campo das Ciências da Educação, especialização em Educação Musical.
Tem publicado vários artigos, participado em conferências e é regularmente convidada para membro de júri de concursos de Canto, tendo realizou concertos em Portugal, França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos e Uruguai.
Valeri Kobiakin nasceu na Rússia e formou-se com distinção na Escola Estatal de Música, na especialidade de clarinete, ingressando depois no Curso Superior do Conservatório de São Petersburgo.
Trabalhou na Orquestra Sinfónica de São Petersburgo, exercendo paralelamente pedagogia, aperfeiçoamento e fabrico de instrumentos musicais de sopro, sendo desde 1995 professor de clarinete no Conservatório Regional de Ponta Delgada.
Irina Semënova nasceu também na Rússia, tendo-se formado com distinção na Escola Estatal de Música, na especialidade de Piano, ingressando depois no Curso Superior do Conservatório Estatal de São Petersburgo.
Diplomou-se como professora de Piano, acompanhante e solista de música de Câmara, sendo desde 1996 professora de Piano no Conservatório Regional de Ponta Delgada.
GaCS








Sem comentários:
Enviar um comentário