quinta-feira, 31 de julho de 2014

Fausto Brito e Abreu destaca importância da nova “gestão e ordenamento” dos portos e núcleos de pesca dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, no Porto de Lajes do Pico, onde foi afixado o Regulamento Complementar do Núcleo de Pescas desta infraestrutura portuária, a importância da implementação das novas regras de utilização dos portos e núcleos de pesca dos Açores.

"O regulamento deste núcleo de pesca, que entra hoje em vigor, será um importante instrumento para a gestão e ordenamento desta infraestrutura portuária", afirmou Fausto Brito e Abreu.

O diploma que rege os regulamentos que vão gerir os portos e núcleos de pesca foi publicado após discussão e parecer dos parceiros do setor, da Autoridade Marítima e da Portos dos Açores, dando cumprimento ao compromisso assumido pelo Governo Regional de otimizar e ordenar o uso das zonas alagadas e em terra.

O Secretário Regional revelou ainda que, conforme se comprometeu na recente reunião do Conselho Regional das Pescas, vai visitar os principais portos de pesca de todas as ilhas dos Açores “até ao final deste ano".

Fausto Brito e Abreu reuniu ainda com armadores locais e com o Presidente da Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico, num encontro em que foi analisada, entre outras matérias, a melhoria das descargas de pescado que utilizam o porto com a instalação de novo equipamento de alagem de embarcações adquirido pela Região.



GaCS

Sem comentários: