terça-feira, 29 de julho de 2014

XXII GRANDE FESTIVAL DE FOLCLORE DA RELVA MOSTRA FOLCLÓRICA DO ATLÂNTICO O MAIOR ACONTECIMENTO ETNOGRÁFICO DA ILHA DE SÃO MIGUEL

A Freguesia da Relva será mais uma vez palco de um evento etnográfico de alto nível, com a realização da vigéssima segunda edição do Grande Festival de Folclore, que terá lugar no Sábado dia 2 de Agosto próximo. Organizado pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, é o maior certame do género realizado na ilha de São Miguel, um dos maiores dos Açores, conceituado a nível nacional e internacional.

Para a edição deste ano a organização convidou 6 grupos em representação de três concelhos da ilha de São Miguel: Lagoa, Ribeira Grande e Ponta Delgada. De Espanha virá o Grupo Coros e Danzas “Rosas del Azafrán”, Região de Toledo e da cidade de Gravataí no Rio Grande do Sul, Brasil o Grupo Folclórico Quero Quero.
Do programa recheado do melhor folclore, actuação os grupos será realizada pela seguinte ordem: Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça, Porto Formoso; Grupo Folclórico de São Miguel, Ponta Delgada; Grupo Coros e Danzas “Rosas del Azafrán”, Região de Toledo, Espanha; Rancho Folclórico Jovem Pauense, Água de Pau; Grupo Folclórico da Fajã de Baixo; Grupo Folclórico Quero Quero, Rio Grande do Sul, Brasil e o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.


Assim, estarão de mãos dadas em palco, montado a preceito, num cenário que nos transporta a vivências de um ou mais séculos atrás, encenado pelo cenário do trabalho das vindimas, vivência tradicional desta freguesia como em tantas outras. Estarão presentes: São Miguel, Espanha e Brasil, unidos pelas suas raízes, causa da sua existência. O ambiente será como habitualmente contagiante, com o jardim e igreja iluminados para as Festas de Nossa Senhora das Neves, a decorrerem neste fim-de semana.


Do programa consta o seguinte: 19:30 horas, Entrega de Lembranças no Centro Cívico e Cultural; 20:00 horas, Concentração de todos os grupos participantes no mesmo local; 20:30 horas, Desfile Folclórico e Etnográfico pela Rua da Guiné (Lado Norte); 21:00 horas, Abertura Ofícial do XXII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico; 21:15 horas, Início do Festival com Actuação de todos os Grupos no Jardim 5 de Agosto; 24:00 horas, Encerramento, seguindo-se no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves, um convívio Beberete entre os participantes e as entidades convidadas.
É no entanto importante referir que este certame desde 1996 que é reconhecido pela Federação do Folclore Português.
A realização deste festival, tráz até nós o folclore de outras paragens, como este ano em que estão presentes São Miguel, Espanha e Brasil, à semelhança de outros países que ao longo dos anos por aqui têm passado.
A Organização, Junta de Freguesia da Relva e Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, espera como nos anos transactos, uma grande multidão, que certamente irá lotar o espaçoso recinto, numa noite que nos fará reviver outras épocas e culturas diversas.




A Organização.


                   Junta de Freguesia                             Grupo Folclórico de Cantares
                          da Relva                                              e Balhados da Relva                                                                                                         

                           Pedro Melo                                                João de Medeiros

Sem comentários: