quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ligação da Ciência às empresas “é uma prioridade” do Governo dos Açores, assegura Fausto Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia frisou hoje, em Ponta Delgada, à margem da sessão pública de apresentação da Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3), que a ligação da Ciência ao meio empresarial é “uma prioridade”, consagrada no Programa do Governo dos Açores.

“Nós temos duas linhas de financiamento separadas, no chamado Eixo 1 do Programa Operacional, e o que está em discussão hoje é a mais concentrada, precisamente, na ligação científica ao meio empresarial e económico”, afirmou.

Fausto Brito e Abreu alertou, contudo, para a necessidade de manter “uma visão equilibrada”, pois “porque muitas vezes na investigação não aplicada descobrem-se – por vezes acidentalmente, por vezes não -, soluções muito importantes com enormes aplicações e enormes impactos económicos”.

Para o desenvolvimento da RIS3 Açores, foram consideradas a três áreas prioritárias pelo seu potencial de diferenciação face ao exterior, a existência de massa crítica, ou as ligações externas existentes -  ‘Agricultura, Pecuária e Agroindústria’, ‘Pescas e Mar’, e ‘Turismo’ - tendo “o ambiente como base transversal”.

Foram ainda consideradas outras áreas e centros de competência em que a Região apresenta elementos diferenciadores à escala internacional, como a biotecnologia, a vulcanologia e riscos geológicos, as energias, ou a monitorização espacial, permitindo o enriquecimento da estratégia e dos subsequentes projetos-piloto já propostos.

Na participada sessão de apresentação da RIS3 Açores que decorreu no Anfiteatro C do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, com ligação por videoconferência aos polos de Angra do Heroísmo e Horta, o Secretário Regional apelou ao envio de contributos, tendo em vista a melhoria e enriquecimento da proposta.

“O documento ainda está em aberto e vamos contemplar todos os contributos” na proposta final a remeter ao Estado Membro e que será enviada até ao dia 31 de julho para a Comissão Europeia, garantiu Fausto Brito e Abreu.

A proposta da RIS3 Açores está disponível até ao próximo dia 28 de julho para consulta em http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srmct/docDiscussao/Estrategia_de_Investigacao_e_Inovacao_para_a_Especializacao_Inteligente.htm e os pareceres podem ser enviados através do endereço de correio eletrónico ris3@azores.gov.pt.

A Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente da Região será materializada através do apoio às atividades de investigação e de inovação e sustentará a decisão dos investimentos estruturais europeus, como parte da contribuição da Política de Coesão para os objetivos da estratégia Europa 2020.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: