quarta-feira, 30 de julho de 2014

SPEA promove atividades em São Miguel em Agosto

A SPEA Açores, como já vem sendo habitual, preparou imensas atividades para o mês de agosto. Entre observações de aves, passeios noturnos, recolha de sementes de plantas nativas e até uma visita ao ilhéu de Vila Franca são várias as opções disponíveis. As atividades  são gratuitas mas de inscrição obrigatória através da página do Centro Ambiental do Priolo.

Já no dia 1 de agosto, sexta-feira, irá decorrer o percurso noturno até à Fajã do Araújo - “ A rota dos Cagarros”. Esta é uma forma diferente  de saber um pouco mais sobre esta ave marinha, numa das áreas com maior número de cagarros na ilha de São Miguel – IBA (Área Importante para as Aves) da Ponta do Arnel. Tem ponto de encontro às 20h30 na Igreja da Pedreira, no Nordeste. No dia seguinte (sábado), com início às 06h45, irá decorrer a contagem de espécies marinhas (aves e cetáceos) no Farol do Arnel, integrada numa iniciativa Europeia designada como Rede de observação de Aves e Mamíferos Marinhos.

Outra atividade muito solicitada por todos é o “Priolo, Tesouro da Tronqueira”. Um percurso na Serra da Tronqueira para observar Priolos no seu habitat natural – a Laurissilva dos Açores, e saber um pouco mais sobre os trabalhos de conservação em curso. Esta atividade realiza-se no âmbito do programa nacional Biologia no Verão e decorre nos dias 2, 6 e 30 de agosto com ponto de início às 09h na Povoação no dia 2 e no Centro Ambiental do Priolo nas restantes datas.

“Descubra o ilhéu de Vila Franca do Campo” irá decorrer no dia 8 de agosto e trata-se de uma visita guiada ao ilhéu de Vila Franca do Campo com explicação das ações de recuperação aí desenvolvidas para a conservação de espécies de aves marinhas. Inicia-se às 9h com saída da Marina de Vila Franca do Campo.

O mês de agosto convida a mais atividades ao ar livre e a SPEA propõe outro voluntariado. Desta vez uma recolha de sementes de plantas nativas da floresta dos Açores, que se irá realizar no dia 9 de agosto (sábado) a partir das 09h30 com ponto de encontro no Centro Ambiental do Priolo.

O programa de atividades propõe ainda um percurso interpretativo pela floresta Laurissilva dos Açores, a decorrer no dia 16 de agosto (sábado) com ponto de encontro na vila da Povoação às 10h.


Portanto, já não há desculpa para ficar em casa no mês de agosto. Junte-se à SPEA e descubra um pouco mais sobre o património natural dos Açores. Visite a página web do Centro Ambiental do Priolo em htt://centropriolo.spea.pt e saiba mais sobre estas atividades! Todas as atividades têm inscrição obrigatória e número limitado de vagas.


SPEA

Sem comentários: