quarta-feira, 23 de julho de 2014

Museu de Angra do Heroísmo promove exposição sobre peixes

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, dá continuidade, no próximo fim-de-semana, dias 26 e 27 de julho, ao programa de dinamização da exposição de fotografia subaquática Oásis by Nuno Sá, patente até outubro no adro da igreja de Nossa Senhora da Guia e na Sala do Capítulo.

No sábado, dia 26, terá lugar a segunda edição da atividade Peixes no MAH, que associa uma comunicação da bióloga marinha Carla Dâmaso, do Observatório do Mar dos Açores, a uma degustação de sushi preparado com peixes dos mares açorianos.

Carla Dâmaso proferirá, pelas 20h30, no auditório do Museu, com entrada livre, uma conferência sobre “Meros, cachalotes, tintureiras e outros amigáveis (des)conhecidos”, que incide sobre os hábitos e características de algumas das espécies marinhas mais comuns, de forma a possibilitar a sua identificação pelo cidadão comum.

Para a degustação, organizada em parceria com a Peixaria Silveira, a Cardomono e o snack-bar Cristovão, há que proceder a uma inscrição prévia, até ao dia 24 de julho, através do telefone 295 240 800 ou do endereço eletrónico museu.angra.agenda@azores.gov.pt .

No domingo, dia 27, o Museu de Angra do Heroísmo faz-se ao mar, organizando, à semelhança do que aconteceu no ano transato, um passeio de barco, desta vez da baía de Angra do Heroísmo ao Farol da Serreta, com uma paragem no porto piscatório de São Mateus para possibilitar a visita à Casa dos Botes Baleeiros.

A iniciativa intitulada Alabote contará, também, com a presença a bordo da bióloga marinha Carla Dâmaso, do Observatório do Mar dos Açores, que abordará a variedade das espécies marinhas existentes nos Açores e o impacto das técnicas utilizadas na sua captura. A bordo estará ainda o pescador profissional Vitor Freitas, que dará o seu testemunho sobre as preocupações e peripécias de quem anda na faina do mar.

As inscrições para o passeio, circunscrito a 50 passageiros, a realizar numa embarcação da Aguiartur, estão abertas até 25 de julho, através dos contatos já indicados. O preço de participação é de 25€ para adulto e de 20€ para crianças até 12 anos inclusive.

Com estas atividades, o Museu de Angra do Heroísmo cumpre o seu objetivo de complementar de forma lúdica e pedagógica as exposições patentes na exposição, de forma a servir a comunidade em que se insere e a renovar os métodos tradicionais de vinculação de públicos.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico:www.culturacores.azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: